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DÓLAR A R$ 1,99 E FACULDADE DA DOMÉSTICA

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Falco segurou o preço do dólar. Scaldelai: falando com a nova mulher

Os dois palestrantes que encerraram a programação do 4º Fórum de Marketing empresarial deram uma lição de criatividade em negócios. Luiz Falco, presidente da CVC Turismo e Marcos Scaldelai, diretor de Marketing da Bombril apresentaram soluções diferentes para os temas “Como o Marketing impulsiona vendas e constrói marcas” e “O fator feminino na determinação do consumo”. Falco, ex-TAM e Oi, deu exemplos de utilização do marketing nessas duas empresas antes de chegar à CVC. Na TAM, direcionou as vendas para o passageiro executivo, aumentando a oferta de voos, cumprindo horários e criando o programa de Milhagem 10 X 1. Com relação à Oi, contou que a Brasil Telecom aceitou a ideia de criar uma marca totalmente diferenciada do setor, sem o “Tel” e sem o “Com”. Já na CVC, lembrou que diante de uma crise econômica que surgiu com aumento de taxas de juros, inflação e disparo da moeda norte-americana, manteve por 40 dias o dólar a R$1,99, fazendo com que a CVC conseguisse vender seus pacotes de viagens mesmo diante da queda do poder do dinheiro brasileiro. Marcos Scaldelai, da Bombril, contou a criação do case “Mulheres Evoluídas”, uma medida tomada num momento em que a empresa precisava divulgar seu portfólio multimarcas. “Tínhamos que falar com a nova mulher, que movimenta o consumo da classe média, que é antenada e conectada. Aposentamos temporariamente o Carlinhos Moreno, ícone da marca, colocando em seu lugar humoristas como Dani Calabresa, Marisa Orth e Mônica Iozzi, falando dessa nova postura feminina”, explicou. Mesmo sendo uma campanha de humor, conta Scaldelai, 400 homens foram ao Conar reclamar da mensagem. A Bombril, porém, não se rendeu às críticas e continuou com sua estratégia, que inclui a Universidade das Domésticas, como é chamada a Casa Bombril, que oferece cursos de quatro meses para formar profissionais do lar que vão ao mercado de trabalho com toda a informação sobre os produtos da marca. Assim, ao mesmo tempo em que chegam ao trabalho mais qualificadas, defendem a marca Bombril por conhecer detalhadamente seus atributos.