Concorrência

QUARTA MALUCA DO CASINO

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Quinze dias depois de anunciar a liquidação da P.A. Comunicação, house agency do conglomerado Pão de Açúcar, o grupo francês Casino iniciou nesta quarta-feira (14) um novo e milionário processo publicitário. Desta vez vai promover uma concorrência de agências para as contas da Via Varejo, holding que controla as marcas Casas Bahia e Ponto Frio. As verbas dessas duas redes de lojas, hoje concentradas na Young & Rubicam São Caetano, valem cerca de R$ 2 bilhões em compra de mídia. Via Varejo é resultado de fusão entre essas marcas a partir da compra da Globex pelo grupo Pão de Açúcar em 2009. Todo esse conjunto tem como acionista majoritário o Casino, que havia comprado o Pão de Açúcar em 2006. Maior anunciante do Brasil, com investimento publicitário superior a R$ 1,5 bilhão, Casas Bahia mantém sua verba nas empresas de Roberto Justus, presidente do grupo Newcomm, sócio do multinacional WPP na operação brasileira da Young & Rubicam. Justus conquistou a conta da rede então comandada por Michel Klein em 2001 através da sua primeira agência, a Newcomm Bates. Durante todo esse período, apesar da família Klein periodicamente anunciar revisões publicitárias e conversar com outras agências, nunca houve abertura oficial de concorrência, como ocorre agora com a Via Varejo. Essa conta tem garantido à Young & Rubicam  a liderança do ranking brasileiro de publicidade elaborado pelo Ibope nos últimos 12 anos.  Esses dois processos promovidos pelo Casino no Brasil representam uma verba de R$ 2,5 bilhões. Com compra de mídia avaliada em cerca de R$ 300 milhões, considerando-se os descontos da tabela cheia dos veículos de comunicação, a P.A. proporciona ao Pão de Açúcar a 12ª classificação no ranking brasileiro de anunciantes. Oficialmente em busca de uma parceria estratégica, o grupo deve efetivamente entregar sua house para a administração da agência que lhe oferecer o melhor retorno em bonificação de volume. Segundo informações de mercado, o Casino quer se livrar de um custo  anual de R$ 36 milhões, representado pelo pagamento de salários e estrutura operacional da P.A., uma empresa com mais de 200 funcionários. Dez agências receberam e-mail do grupo anunciando sua inclusão no processo de concorrência. O Pão de Açúcar deve eleger cinco delas como finalistas. No caso da Via Varejo, o quadro deve se repetir. Obviamente a Young & Rubicam vai participar das duas concorrências.