Produtoras

LANDIA ASSUME CRIATIVO PARA DIRIGIR

Publicado em
Saavedra: estilo Landia. Tudo é possível

Rodrigo Saavedra está deixando o cargo de diretor de Criação da Africa para dirigir filmes na produtora argentina Landia. O profissional estava há um ano e meio na agência, onde criava para Budweiser e Brahma. Já atuou também pela Mother London, Wieden + Kennedy Amsterdam, Santo Buenos Aires e WCRS London. “Nossa relação com Saavedra começou há nove anos, quando ele ainda atuava na WCRS de Londres. Filmamos vários comerciais para o mercado inglês e já naquela época eu percebi que ele tinha um talento para dirigir”, diz Andy Fogwill, sócio e diretor da Landia. Em 2008, quando atuava pela Mother de Londres, Saavedra filmou com a Landia a campanha “Smooth Originals”, para Stella Artois, que ganhou Ouro no Festival de Cannes daquele ano. Totalmente envolvido nas produções, em 2010, quando deixou a Mother, decidiu dirigir seu último projeto para Stella Artois, o case “The Cannes Casting Call”. Trata-se de uma campanha integrada composta por comercial para televisão, ações online e um curta-metragem interativo que utilizava imagens captadas pelas webcams dos usuários e os colocava em um clássico filme dos anos 1960. “Naquela época eu já queria deixar a Europa e voltar ao Brasil. Mas a Landia ainda não atuava no País. Então, acabei voltando a trabalhar como diretor de criação”, diz Saavedra. “Mas sempre que surgia uma oportunidade, ou verba pequena, eu dirigia meus próprios filmes. Foi o caso de “Tangoloco”, que eu dirigi para a Brahma e, recentemente, X Games Born Free, para a ESPN. Dois trabalhos com estilo Landia de produção, ou seja, com a mania de achar que tudo é possível, que parece loucura, mas não é”, explica. Rodrigo Saavedra é o primeiro diretor brasileiro a ser representado pela Landia no País. A produtora, que iniciou operação no Brasil em outubro do ano passado através de sociedade com a Movie&Art, já produziu comerciais no Brasil para Adidas, Brahma, Sony, Coca-Cola, Budweiser e Brastemp.