Festivais

LEO BURNETT GARANTE 3º GP DO BRASIL

Publicado em
O Grand Prix brasileiro, filme de Fernet, campanha mexicana e ação da Colômbia

O case “Meu Sangue é Rubro-Negro”, criado pela Leo Burnett Tailor Made para a Secretaria da Saúde da Bahia, conquistou o terceiro Grand Prix do Brasil na edição 2012 do El Ojo de Iberoamerica na competição “Tercer Ojo”. Essa área foi lançada pelo festival há cinco anos como equivalente ao Titanium Lions de Cannes para premiar grandes ideias. A ação teve como objetivo aumentar a doação de sangue no Estado da Bahia através de uma convocação aos torcedores do time de futebol Vitória. De forma criativa, a campanha da LBTM tirou o vermelho da camisa da equipe que passou a jogar de preto e branco. Com as doações do público a cor foi voltando ao uniforme (assista o videocase). Outro case brasileiro, “Recipe receipt”, da Ogilvy para Maionese da Unilever também foi premiado com Ouro na área. Com essas conquistas, o Brasil terminou o El Ojo 2012 com 141 troféus dos 500 concedidos pelo festival. Os outros dois GPs foram ganhos pela F/Nazca com “Curiosismo” para a Pinacoteca do Estado de São Paulo e DM9 DDB com “Fashion Like” para a C&A. Os outros Gran Ojos das áreas Clássicas do festival foram os seguintes: Em Cine TV ganhou “1882 ansiosos y um capuchón”, da Madre Buenos Aires para Fernet. O Brasil ganhou cinco prêmios nessa área, sendo um Ouro para “From Love to Bingo”, da Almap BBDO para Getty Images, e quatro Bronzes, para “Ping Pong”, da Borghi Lowe para Knorr Quick, “05h00 A.M” da Almap para Tiguan VW, “Is the New” da DM9 DDB para Follow Magazine e “Siesta”, da Wieden + Kennedy para Comedy Central. Em Gráfica o GP foi para “Círculo” da Young & Rubicam do México para Save the Children” (vejas as peças da campanha). A propaganda brasileira conquistou 22 prêmios nessa área (confira aqui a lista completa de premiados do festival). Na competição Via Publica o Gran Ojo foi para “Rios de Luz”, da Lowe SSP3 para o Ministério da Defesa. A ação iluminou cursos de água para facilitar a volta de guerrilheiros para casa (assista o videocase). O Brasil ganhou oito prêmios nessa área. O júri da área de Rádio não concedeu Grand Prix. Foram 29 troféus e o Brasil conquistou apenas um com “Jump”, da agência paranaense CCZ para Rádio Mundo Livre. Em Campanhas Integradas a publicidade nacional ganhou um Ouro com “Você Criativo”, da Almap BBDO para EPA e um Bronze com “Coisa da Boa”, da F/Nazca para Nike. Também não houve Grand Prix nessa área.