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AFRICA PERDE CRIATIVOS MAS LANÇA “ZERO”

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Palestra e anúncio no Festival (fotos CCSP)

Há mais de 20 anos, desde que criou a DM9, Nizan Guanaes não deixa o mercado sem notícia. Agora não poderia ser diferente. Três dias depois da divulgação da saída de Eugênio Mohallem e Tales Bahu, dois dos criativos do “Dream Team” da Africa anunciado em janeiro deste ano, o próprio Nizan revela a abertura da “Africa Zero”. Trata-se de uma agência em que ele volta a ser redator e reassume a essência de sua formação publicitária, ou seja, a Criação. “Quero que a propaganda brasileira volte a jogar o futebol bonito, e que a Africa Zero seja uma importante opção. Será uma agência que não vai participar de concorrência nem ficar presa a pesquisas, sem burocracia, apenas confiando na intuição criativa”, disse ele nesta segunda-feira (3) durante sua palestra no encerramento do Festival do CCSP. No início do ano 2000 Nizan surpreendeu o mercado ao assumir o comando do iG, então inédito portal gratuito de notícias e entretenimento. Dois anos depois voltou à DM9. Em seguida anunciou o lançamento de uma nova agência que se chamaria Bossa Nova, já com a equipe que no final de 2002 inauguraria a Africa: Sergio Gordilho, Márcio Santoro e Luiz Fernando Vieira, além de Carla Sá. Antes ele cogitara atuar como consultor criativo através de uma empresa chamada NG9, possivelmente embrião e inspiradora da Africa Zero. Nizan é inquieto, afirma que pessoas inteligentes mudam de opinião e está constantemente à procura do novo. Neste caso, o novo para ele é fazer com que uma empresa de publicidade trabalhe com o DNA da profissão, ou seja, coloque a criatividade e a intuição do profissional acima de qualquer regra pré-estabelecida. Garante já ter clientes, mas que só revelará no lançamento oficial da nova agência. Com certeza já tem. E terá outros ainda que acreditam na Criação como base do trabalho publicitário.