Internacional

NOVAS REGRAS DO MARKETING DIGITAL

Publicado em
Baldovino: criatividade e tecnologia

O consultor argentino Jonathan Baldovino, CEO da Manegit com, assessoria empresarial digital de Buenos Aires, estará lançando durante o mês de novembro, toda terça-feira, às 19 horas, em seu canal no Youtube, um vídeo sobre a implementação das novas tendências do marketing.

Segundo Baldovino, atualmente não há mais limites entre a experiência de compra em uma loja física ou na Internet. Como diz, os usuários estão dentro da loja tomando decisões conectados à web ou em casa navegando dentro de uma loja como se fosse realidade virtual.

Também youtuber, podcaster e palestrante, o executivo explica que com a pandemia o comportamento de compra da sociedade mudou, o consumo da Internet aumentou vertiginosamente, e a competitividade continua a crescer. Como diz, a experiência de compra é mais valorizada do que o preço do produto.

Entre outros assuntos, ele aborda a personalização.  “Ter seu avatar ou buyer persona muito bem definido é um fator chave para uma venda inteligente. Se você deseja cuidar de seu orçamento de marketing, deve começar dedicando tempo à criação de sua buyer persona. No marketing antigo falávamos de target, basicamente segmentamos o mercado por algumas características, demográficas, socio-demográficas e econômicas, entre outras. O buyer persona é um personagem pseudo-fictício específico, com traços característicos do cliente ideal e com especificações emocionais, de acordo com sua relação com a tecnologia e seus hábitos de consumo”, explica.

“Ter esse avatar permite que o redator e o designer desenvolvam comunicação com um nível mais alto de conexão, pois vender é conectar-se com as pessoas. Do ponto de vista da publicidade online, do email marketing, do site entre outras plataformas do ecossistema digital, personalizar a experiência do cliente é um fator muito importante, que uma pessoa se sinta em sintonia com a mensagem que uma marca gera é a diferença entre os negócios sucesso ou fracasso”, completa.

Quanto ao e-commerce, ele afirma que as pessoas tomam decisões de compra quando sentem que o produto ou serviço que estão escolhendo é a melhor opção dentro de suas possibilidades. Se durante a experiência de compra o usuário tiver alguma dúvida sobre o produto ou serviço e não tiver a possibilidade de falar com alguém do serviço de atendimento ao cliente, a empresa pode ter perdido uma venda.

“Podemos realizar marketing conversacional através de qualquer plataforma de mensagens, seja um Webchat, Facebook Messenger, Mensagens diretas no Instagram ou WhatsApp. Nesse ponto, o importante é a atenção, tirar dúvidas, dar ao potencial cliente a tranquilidade de que existe alguém que me atende, me atende e me oriente. Um webchat aumenta a taxa de conversão em até 300%, constata.

Baldovino defende que nas estratégias de marketing conversacional, exista um sistema misto no qual algumas questões são resolvidas com um bot e outras com humanos.

O consultor lembra também do crescimento do Live Shopping. ““Junto com o Live Shopping, a criação de conteúdo valioso que o usuário consome online para tomar uma decisão de compra é um fator chave. O ZMOT (momento chave de verdade) não é novo. Em 2011 o Google conduziu uma investigação do atual processo de compra dos consumidores e descobriu que há um quarto momento que ocorre entre o estímulo e a materialização da compra, que chamou de “momento zero da verdade” ou “ZMOT” sua sigla em inglês”, declara.

“Segundo o Google, 98% das pessoas que se conectam à internet antes de tomar uma decisão de compra fazem uma busca. E a empresa se pergunta:  quando meu potencial cliente está pesquisando na internet sobre o produto ou serviço que ofereço? O que você está encontrando? É muito importante criar um conteúdo que responda às possíveis dúvidas que um potencial cliente possa ter na hora de decidir sobre uma compra”, conclui.

Finalizando, aborda a importância das lojas físicas. Para ele, as vendas em lojas físicas continuarão existindo. A Amazon, por exemplo, anunciou recentemente que abrirá lojas físicas nos Estados Unidos para usuários que ainda não têm confiança em comprar online.

“A interação do usuário dentro da loja deve ser incrível, desde a utilização de um código QR para acessar mais informações sobre um produto ou o uso de realidade aumentada para conhecer as características técnicas. A empresa deve gerar conteúdo dentro da loja para o usuário consumir em seu dispositivo móvel. O entretenimento na loja, os jogos exclusivos e todos os tipos de criatividade que permitem uma experiência única na loja levarão o usuário de casa para a loja”, explica.

Baldovino conclui também que existem apenas dois pontos em comum nas novas tendências do marketing, ou seja, criatividade e tecnologia.

“Os profissionais de marketing têm cada vez mais ferramentas à disposição e com elas devemos usar a nossa criatividade para surpreender, para cativar, mas acima de tudo para proporcionar aos nossos clientes experiências únicas”, encerra..