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GERAÇÃO Z ACREDITA INFLUENCIAR MARCAS

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Sucessora da geração “Y” dos anos 80 e composta atualmente por jovens adultos e adolescentes que representam a nova força de consumo do mercado, a geração “Z”, é o foco do novo estudo global do McCann Worldgroup, “Truth About Generation Z”.

A pesquisa, que explora as atitudes e comportamentos desse cobiçado grupo, revela uma geração que, ao contrário das anteriores, tem o poder de realmente gerar as mudanças na cultura que procuram.

Cerca de 66% deles dizem que sua geração pode resolver grandes problemas globais. No Brasil, 81% acreditam carregar a responsabilidade de contribuir positivamente à comunidade em que vivem.

O estudo analisou 2.500 jovens de 18 a 24 anos em 26 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e China. Geração “Z” é composta por pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010.

“Podemos perceber que, a cada dia, a conectividade desta era proporciona que a Geração Z se encontre e se una para lutar por seus objetivos, mas essa luta não está ligada diretamente a rebeliões ou revoltas, mas sim a um instinto de sobrevivência coletivo. O ano de 2020 foi sem precedentes, nossos dados indicam que, globalmente, metade das pessoas acredita que o mundo será mudado para sempre pela pandemia. É um momento histórico, também para a comunicação. As marcas que entenderem melhor esse contexto e se adaptarem mais rápido terão mais oportunidades de liderar no futuro e ganhar espaços significativos na vida das pessoas”, diz Renata Bokel, CSO da WMcCann. “Apesar de os jovens sempre liderarem movimentos de justiça social, é inédito o fato de uma geração ter as ferramentas para canalizar efetivamente suas demandas para a ação coletiva. A exemplo disso, um dado mostra que 69% dos jovens no mundo estão dispostos a pagar mais por um produto se soubessem que a marca oferece suporte a uma questão alinhada a seus interesses. No Brasil, o número salta para 71%”, completa.

Algumas conclusões da geração “Z” brasileira:

– Minha geração tem o poder de influenciar as ações e comportamentos de uma marca global para melhor: 75%

– Os jogos desempenham um papel essencial no meu bem-estar geral: 60%

– Cultura do cancelamento foi longe demais: 50%

– Mais pessoas precisam ser responsabilizadas: 50%

– Minha geração pode resolver grandes problemas globais: 62%

– Os problemas de hoje são demais para resolvermos: 38%

– Espero que coisas ruins aconteçam no mundo hoje: 81%

– Tenho mais medo que a sociedade continue como está: 60%

– Me sinto pressionado a estar sempre ocupado: 69%

– Me sinto sozinho com frequência apesar de estar entre amigos ou com família: 75%

– Quando se trata de alcançar a igualdade, as mulheres negras enfrentam uma luta ainda maior do que as mulheres brancas: 80%