Categorias Ação Social

MARCAS INVESTEM EM REPUTAÇÃO

Publicado em

Visa, Microsoft, Magazine Luiza e Mercedes Benz estão entre as empresas que apoiam projeto Guri

Patrocínios através de doações de pessoas físicas e jurídicas, especialmente por meio de leis de fomento à cultura, renderam à ONG Amigos do Guri um total de R$ 6,7 milhões em 2018

Focado na formação musical de crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, o projeto Guri atende mais de 50 mil alunos em 320 municípios de São Paulo com cursos de canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados, percussão e iniciação musical.

Conforme pesquisa recente do Ipsos Global Reputation, 91% dos consumidores brasileiros consideram a reputação das empresas ao comprar produtos de suas marcas ou serviços.

Além das já citadas, também estão incluídas entre as 30 empresas que apoiam a ONG e seu projeto, marcas como CCR, Banco Votorantim, CTG Brasil, Catho, Raizen, Arteris, Castelo Alimentos, Hasbro, AES Tietê, Novelis, Caterpillar, Sky, EMS e Supermercados Rondon.

“É extremamente importante a criação de políticas de fomento ao investimento em cultura, como Lei Rouanet, Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad) e Programa de Ação Cultural (ProAC). As empresas buscam causas sólidas e que tenham um impacto social forte, afinal o patrocínio envolve a reputação das marcas”, diz Alessandra Costa, diretora executiva da organização.

Ela também aponta projetos sociais paralelos realizados pelas empresas como incentivo aos programas de atendimento à população carente, como o “Visa Causas”, através do qual os clientes de cartão de crédito, débito ou pré-pago Visa escolhem a causa ou a instituição parceira que deseja apoiar. A Visa faz uma doação a cada pagamento realizado. O projeto teve início neste ano e já mobilizou mais de 35 mil doações, sendo o Guri é uma das organizações beneficiadas.

Além das formas convencionais de contribuição, o projeto procura outras formas de parcerias, como doação de Nota Fiscal Paulista e apadrinhamento de projetos especiais criados todos os anos. Marina Funari, gerente de Mobilização de Recursos da Amigos do Guri, explica: “Temos conseguido ampliar a capilaridade do Projeto, com a abertura de Polos 100% patrocinados, como foi o caso de Porto Feliz, interior de São Paulo, por meio do patrocínio da WestRock Brasil. Todos os anos buscamos inovar e criar novas possibilidades de cocriação de iniciativas com as companhias”.

Outra organização apoiadora do Projeto Guri é a CTG Brasil, terceira maior geradora de energia do País.  De acordo com Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da empresa, apoiar o Projeto Guri é uma forma de garantir que a iniciativa transforme ainda mais vidas.

A Mercedes-Benz, marca alemã de automóveis, é outra companhia preocupada com o investimento em ações de responsabilidade social. A empresa apoia o Projeto Guri há mais de quatro anos. “O Guri passou a ser envolvido em muitas ações que desenvolvemos na fábrica. Sempre que possível, solicitamos a participação dos jovens”, descreve Luana Rafael, responsável pela área de patrocínio e responsabilidade social da Mercedes-Benz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *