Ação Social

É SÓ UM TEXTINHO!

Publicado em

“Don’t text and Die” é  a  principal mensagem da campanha de segurança nas rodovias “Blindmeters”, criada pela agência Happiness Brussels (FCB Alliance) para a OVK / PEVR (organização Pais das Vítimas da Estrada), que começou a ser veiculada na Bélgica e será exportada para vários países da Europa.

A ação utiliza o Google Maps para mostrar quantos metros o motorista percorre sem enxergar quando envia mensagens de texto ao volante. Uma simples frase de 13 caracteres como “Quase Chegando”, representa uma distância de 368 metros percorrida às cegas a 120 quilômetros por hora.

O site Blind Metters convida o leitor a digitar um texto qualquer para verificar quantos metros iria percorrer dirigindo sem enxergar, a 39, 50, 70, 90 ou 120 quilômetros por hora.  https://www.blindmeters.com

“Eu perdi 368 metros na Autoroute de Wallonie, Le Rœulx, felizmente não na vida real, mas no BlindMeters.com”, é a mensagem que o internauta recebe após fazer o teste.

O desafio é para que o motorista avalie exatamente quanto se distrai digitando no seu smartphone enquanto dirige. A plataforma transforma o Google Maps em um editor de texto, permitindo que o usuário escreva sobre qualquer estrada.

Uma fonte especialmente desenvolvida se conecta aos limites de velocidade da estrada onde se está digitando e se alonga de acordo com o número exato de metros que o motorista está dirigindo às cegas.

Os resultados são surpreendentes. Um caractere a 90 km/h faz você percorrer 19,75 metros sem enxergar. A 120 km/h, a distância percorrida chega a 26,33 metros. Nem precisa dizer que suas mensagens de texto são mais longas do que você imagina: “Quase chegando” tem13 caracteres, equivale a 375 metros. “A caminho”: 8 caracteres, mas 269 metros. E esses são apenas exemplos das mensagens mais curtas que as pessoas enviam ao volante. Mensagens mais longas rapidamente alcançam 1 km. É assustador lembrar que uma fração de segundo de desatenção pode ter sérias consequências.

“Para mudar esse comportamento, queríamos fazer com que as pessoas literalmente vissem quantos metros estão dirigindo às cegas. Embora muitas saibam que isso é errado, ninguém realmente percebe quantos metros está percorrendo sem enxergar”, diz Geoffrey Hantson, CCO da Happiness.

A plataforma conta com o suporte de uma campanha de mídia totalmente integrada, com um comercial de TV e cinema, além de vídeos em redes sociais de pessoas percorrendo a pé a distância da sua última mensagem de texto.