Mercado

DE MULHER PRA MULHER

Publicado em

Apenas 20% dos profissionais de Criação das agências de comunicação são do sexo feminino, enquanto são as mulheres que respondem por 85% do poder de compra no país. Assim, é fácil entender porque 65% das brasileiras não se sentem representadas nas campanhas publicitárias.

Com o objetivo de corrigir essa distorção, lideranças femininas do setor lançam a plataforma “More Grls”, a fim de aumentar a representatividade da mulher na atividade.

Apoiado pelo grupo Dentsu Aegis Network, o movimento pretende apresentar o mais completo mapa de talentos criativos femininos nas áreas de Publicidade, Conteúdo e Design.

Os dados acima foram revelados pelo recente estudo TodXs, de 2017. Machismo, violência simbólica, inferiorização, estereótipos e discriminação são algumas das alegações mais frequentes nas representações do feminino em peças publicitárias.

Camila Moletta, Head of Design do Isobar Brasil Group, e Laura Florence, VP de Criação da LOV, lideraram a criação da plataforma.

“As agências brasileiras em geral vivem uma realidade de falta de diversidade. Há apenas 2% de mulheres na liderança criativa dessas empresas”, diz Camila.

“Precisamos de mais mulheres com voz na Criação para mostrarr as reais garotas-propaganda. Desenvolvemos a plataforma para que as mulheres também sejam lembradas por organizadores de júri, jornalistas e principalmente, clientes, que são aceleradores importantes nesse processo”, explica Laura Florence.

Apesar do foco na carreira das criativas, Camila afirma que a ideia não é tornar a “More Grls” uma plataforma de empregos, embora exista a expectativa de que ela sirva como alavanca profissional para as mulheres.

“É preciso acabar com a disparidade salarial entre homens e mulheres, e conversar sobre o que é ser uma liderança feminina atualmente”, afirma Laura.

Para isso, a plataforma possui metas direcionadas. Pretende que as agências assumam o compromisso de ter 50% de mulheres na criação até 2020 e quer que os clientes pressionem as agências por transparência. Também pretendem cobrar de recrutadores que tenham sempre o mesmo número de criativos e criativas em seus processos seletivos.

Para Claudia Colaferro, CEO da Dentsu Aegis Network para a América Latina, o projeto não é somente uma plataforma para somar mulheres nas agências, mas faz parte de um movimento para promover a igualdade de gênero e a diversidade como condição indissociável para a inovação.

“É fundamental que as organizações de fato se comprometam a ampliar o espaço para as mulheres. Uma iniciativa como “More Grls”, vinda das próprias profissionais, é uma excelente chance para que a nossa indústria diminua esse gap”, conclui Claudia.

O projeto está sendo divulgado através de um vídeo de um minuto estrelado pela atriz Giselle Itié, produzido pela Damasco Filmes e suas mulheres: direção de Juliana Curi, fotografia de Janice D’Avila, direção de arte de Lorena Garcia, montagem de Fernanda Cardoso e figurino de Flavia Brunetti. Produção de Alessandra Meireles e atendimento de Sheila Souza.

Áudio da Cabaret, com assinatura do maestro Daniel Tauszig e produção de  Guile Oliveira.