Internacional

DIVERSIDADE E AMOR EM PORTUGAL

Publicado em

Com o conceito “Portugal. Feito de diversidade. Feito de amor”, a campanha da segunda edição do Festival Política 2018 daquele país visa confrontar o povo português com os seus preconceitos e a forma como vêem as pessoas de outros países que vivem em seu território. O evento será realizado de 19 a 22 deste mês no Cine São Jorge, em Lisboa.

Filme que estreou nas redes sociais e será veiculado na TV RTP3 a partir desta sexta-feira (13), apresenta quatro casais que refletem a diversidade da população portuguesa, incluindo um brasileiro católico com uma árabe.

Criado pela agência 004, a estratégia pretende repetir o sucesso da campanha publicitária de 2017, com o tema “O mundo está cheio de pessoas assim”, prevenindo sobre os efeitos negativos da abstenção dos eleitores. O assunto, oportuno, remetia às eleições portuguesas de 2015, quando o índice de abstenção atingiu 44,1%.

“No mundo em que vivemos, a publicidade tem a obrigação moral de ajudar a construir uma sociedade mais tolerante.” Este filme mostra um país novo, orgulhosamente liberal e multicultural, mostrando como Portugal pode ensinar ao mundo uma lição”, diz João Gomes de Almeida, diretor criativo da campanha. O filme foi dirigido por Gonçalo Franco e produzido pela Krypton.
“Poder participar da gênese em um projeto de cidadania como o Festival Política é, além de uma grande honra, um grande desafio. Eu, como cidadão, sou um agente político, tenho uma visão pessoal do assunto, mas quando eu estava por trás das câmeras produzindo esta campanha, eu me coloquei no lugar dos personagens.

“Como eles se sentem sobre isso? Se eles estivessem no meu lugar, o que eles gostariam de capturar?” Isto é o que eu sempre procuro fazer no meu trabalho para encontrar a essência da história que estamos retratando e, assim, torná-la o mais real possível aos olhos do espectador “, explica Gonçalo.
O Festival Política inclui em seu programa filmes, conversas, debates, concertos, oficinas e arte que pretendem fazer a sociedade pensar em como exercemos nossa cidadania.
O evento conta com a Greenmedia, como patrocinadora de mídia. No final da semana, a revista do Festival Política, com oito páginas e uma tiragem de 7.500 exemplares, começará a ser distribuída em Lisboa.
A campanha do Festival Político de 2017, também criada por João Gomes de Almeida e produzida por Krypton, ganhou duas medalhas de ouro nos Prémios Meios & Publicidade e um ouro no Sapo Awards.

O filme revelou-se viral tanto em Portugal como na França, onde foi utilizado, numa versão legendada em francês, pelos apoiadores de Emmanuel Macron no segundo turno presidencial contra Marine Le Pen.