Entrevista

“COMIDA DE VERDADE” MUDA O PDV

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Tendência de busca por alimentos saudáveis exige mudança radical no Design  do ponto de venda

Philippe de Mareilhac, CEO global da Market Value, agência de Design e Arquitetura de Varejo da multinacional francesa Team Creátif, esteve em São Paulo para falar sobre as tendências do setor já consolidadas no mercado europeu e que chegam ao Brasil.

O movimento, denominado de busca por “comida de verdade”, através do qual o consumidor atual prioriza qualidade de vida, alimentos saudáveis e frescos no ponto de venda, exige uma radical transformação de postura do Varejo em todo o mundo.

Conforme ele detalha abaixo, em entrevista ao Blog, esse novo posicionamento do público se reflete também nas embalagens e em ações paralelas, como a luta pelo fim do desperdício de alimentos.

“O Team Creátif Group é uma multinacional francesa independente focada em Design e Branding através das empresas Team Creátif, Live Team, Shortlinks, Market Value e Diadem. A holding, liderada por Sylvia Vitalle Rotta, um dos maiores nomes do Design mundial, atua há 30 anos no mercado europeu e em 2016 foi classificada como o segundo maior grupo de Design da França, com faturamento total de 32 milhões de euros.

No Brasil, o grupo está presente desde 2004 com as agências Team Creátif, especializada em Design de Marcas de Consumo, Branding e Embalagens, Live Team, focada em Live Marketing, Promo, PDV, Ativação e Eventos, e Market Value, focada em Design e Arquitetura para lojas. No país atende empresas como Lactalis, Sadia, Kitano, Carrefour e Obrigado, entre outras”.

Philippe: mudança radical no Varejo

A Market Value já tem projetos desenvolvidos no Brasil?

A Market é uma operação relativamente recente no Brasil, mas que já está estruturada e desenvolvendo projetos para grandes empresas no país. Entre os projetos desenvolvidos, temos a Flagship do CRF no Brasil no Shopping Jardim Pamplona, o espaço de cafeteria dentro das lojas CRF express e o novo modelo de Drogarias do grupo (CRF) . Em breve será inaugurado o espaço conceito de uma loja de calçados infantis e também estamos desenvolvendo um projeto para uma grande franquia de sorvetes do país.

– A loja conceito do Carrefour é projeto da empresa? 

Sim, é um projeto da Market. Essa loja busca responder a alguns movimentos no mercado que já vemos como tendência no exterior e que começam a aparecer no Brasil. Entre elas, a segmentação entre os diversos setores da loja, trabalhando o conceito de um espaço de “multi especialistas” (açougueiro, peixeiro, padeiro, etc) e também a aproximação dos laboratórios da loja (áreas de preparo dos alimentos, que antes ficavam restritas) do grande público com o objetivo de mostrar o frescor dos alimentos e cuidado com os processos de produção.  

E a Eataly? 

Não é projeto da Market mas é um exemplo alinhado à essa tendência por dois motivos principais. Cada vez mais vemos o que chamamos de “food entertainment”, ou seja, o ato de preparar ou acompanhar o preparo dos alimentos, que passa a despertar o interesse das pessoas. Além disso, há um maior interesse em “comida de verdade”…. e, com isso, queremos dizer, que as pessoas começam a entender que pratos “o mais naturais possíveis” com ingredientes frescos, não processados e preparados no local, tem mais valor do que soluções industrializadas e com ingredientes desconhecidos.

A classe “C” já representa um importante mercado consumidor?

Sim, é um mercado bastante importante. Além das tendências acima, vemos também que a população entende que a comida fresca não é só mais saudável mas também mais econômica. Apesar disso, esse ainda é um mercado pouco explorado pelo Varejo de uma forma geral, o que é uma excelente oportunidade para as empresas que se anteciparem oferecendo novas soluções em ambientes e produtos.