Mercado

DESPEDIDA COM DATA MARCADA

Publicado em

Roberto Justus deixa a publicidade em 1º de novembro, 36 anos após iniciar sua vitoriosa carreira

Justus: 36 anos de sucesso profissional

Em 1981, o então jovem administrador de empresas Roberto Luiz Justus, filho dos imigrantes húngaros Jano e Lídia, que trocaram a Europa pelo Brasil no início da década de 50, iniciou sua trajetória na Publicidade.

Aos 26 anos, começou sua vida profissional como sócio do também jovem Eduardo Fischer, que aos 25 já era dono de sua própria agência de propaganda.

A empresa trocou de nome e passou a se chamar Fischer & Justus Comunicação. Eduardo se incumbia de seduzir o mercado anunciante com suas campanhas criativamente ousadas para a época, enquanto Justus tomava conta das finanças.

Em mais de uma ocasião Fischer declarou que o brilho criativo da agência se sustentava porque havia entregado sua carteira para Justus, que administrava a operação.

Em 1990, após um período associada à multinacional Young & Rubicam, a já Fischer,Justus se consolidava com a conquista da conta da Brahma e o sucesso do case Nº 1 para a cerveja.

Ao longo dessa década Roberto Justus se preparou para trocar a sombra pela luminosidade dos holofotes.

Em 1988, eleito Publicitário do Ano pelo prêmio Colunistas, fundou a agência Newcomm, embrião de um grupo que administra atualmente as agências Y&R, há 14 anos a líder do mercado brasileiro, Grey Brasil, Wunderman, VML e Red Fuse, exclusiva para Colgate-Palmolive, além da Ação Premedia e Tecnologia.

Um ano depois conquistava a conta das Casas Bahia, um dos maiores anunciantes do país, até hoje atendida pelo grupo de Justus através de operação exclusiva.

Justus voltaria a ser sócio da Y&R em 2003, após um período de parceria com a Bates Worldwide, consolidando sua percepção de que o sucesso empresarial passa por grandes acordos internacionais

Profissionalmente realizado, em 2004 Roberto Justus começou a se dedicar a outra vocação, estreando como apresentador do reality show “O Aprendiz”, versão brasileira da atração norte-americana comandada em seu lançamento por Donald Trump.

Na TV, seu talento de apresentador o levou a comandar programas como “Um Contra 100” e “Topa ou não Topa”, do SBT, e os reality shows “A Fazenda”, “Power Couple” e novamente no “Aprendiz”, além do talk show “Roberto Justus+”, na TV Record.

Em menos de 3 meses, o chairman Justus deixa definitivamente o comando da holding Newcomm para o atual presidente Marcos Quintela, como revelou a coluna “Radar” na edição desta semana da “Veja”. O processo de sucessão começou na realidade em 2015, quando Roberto Justus vendeu todas as suas ações para o sócio grupo WPP. Agora é apenas uma questão de calendário.