Polêmica

BAND SE POSICIONA CONTRA A SIMBA

Publicado em
  • Reportagem “condena” SBT, Record e Rede TV” por cobrarem conteúdo das operadoras de TV por assinatura

Enquanto a Globo continua calada diante da guerra entre as operadoras de TV por assinatura e as três emissoras de sinal aberto que se uniram na empresa Simba, a Band decidiu se posicionar.

Em reportagem de 2 minutos exibida no seu principal telejornal desta sexta-feira (7), dia do Jornalista, a Band condenou SBT, Record e Rede TV! por exigirem remuneração pelo seu sinal digital.

Desde que o sinal analógico foi desligado na região metropolitana de São Paulo, Net, Sky, Claro e Oi desligaram o sinal das integrantes da Simba Content.

A reivindicação é por pagamento pelo seu conteúdo, a exemplo do que as operadoras pagam aos canais produtores. Globo e Band têm participação em vários desses canais remunerados.

A matéria do Jornal da Band, noticiário patrocinado pela Claro e que já teve a Sky entre seus cotistas, foi dirigida para conseguir de consumidores entrevistados, respostas favoráveis à exibição gratuita das emissoras de sinal aberto.

A reportagem chegou a citar o valor de R$ 15 reais por assinante cobrado por SBT, Record e Rede TV” das operadores, o que não é verdade. A Simba vem negociando com a Net, a maior operadora do setor, com 50% do total de assinantes da modalidade. Claro e Oi ainda não se manifestaram e a Sky recusa-se a negociar. A Vivo decidiu abrir conversas logo no início da polêmica e continua exibindo aqueles canais.

Autorizada pelo Cade, a Simba negocia venda do sinal digital de suas três representadas no circuito fechado, da mesma forma como ocorre com a  Globosat e o grupo Band.