Ação Social

PLATAFORMA ABRAÇA CAUSA DE DOWN

Publicado em
Tati, a amiguinha da Turma com síndrome de Down

Calhau Social, plataforma digital dirigida ao Marketing do Bem junta-se ao Instituto Meta Social na celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down, lembrado por 193 países em 21 de março por iniciativa da ONU.

O trabalho de Calhau Social é juntar portais, sites e Blogs com ONGs, visando a criação e veiculação gratuita de anúncios em espaços não comercializados com objetivos de inclusão social.

Essas ações têm como meta principal mostrar ao mundo que os portadores da Síndrome são capacitados para exercer funções sociais dentro de suas limitações.

Em 2013, por exemplo, o Brasil assistiu a consagração do trio de atores Ariel Goldenberg, Breno Viola e Rita Pokk, portadores da síndrome e protagonistas do filme “Colegas”, premiado em vários festivais.

Um ano antes, em evento na ONU, Maurício de Souza conheceu Tathiana Piancastelli, primeira brasileira com síndrome de Down a receber visto de trabalho nos Estados Unidos, que discursou no plenário da organização e falou sobre a peça teatral que escreveu e interpretou naquele país.

Tathi então virou Tati, mais uma personagem da Turma da Mônica e componente do trio de deficientes homenageados pelo desenhista ao lado do cadeirante Luca e da deficiente visual Dorinha.

“Com a ajuda do time do Calhau Social, queremos ampliar a nossa atuação na redução do preconceito com as pessoas com Down. Trabalhamos para informar a sociedade sobre a potencialidade destas pessoas, a fim de romper paradigmas e mostrar que todos somos diferentes e temos o mesmo valor humano”, diz Patrícia Heiderich, fundadora do Instituto Meta Social.

“Queremos junto do Instituto Metasocial fazer com que o máximo de pessoas conheçam o trabalho realizado pela organização e se conscientizem da importância da inclusão social”, explica Marcia Klepacz, COO da Calhau Social.

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em todo o mundo em 21 de março. A data 21/03, ou 3/21 na grafia americana, faz referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam essa ocorrência genética, descoberta pelo dr. Langdon Down.

Assista a vitória de Tathi, no primeiro episódio da webserie Geração 21: