Mercado

PÁSCOA ATROPELA O CARNAVAL

Publicado em
Champi: novos e favoritos

Em tempos difíceis, cada setor de negócio se prepara para vencer as barreiras da economia.

A indústria do chocolate nem quis saber do Carnaval, que vem antes no calendário e já anuncia suas novidades para a próxima Páscoa.

São cerca de 120 lançamentos de várias marcas, para todos os gostos e públicos.

De acordo com pesquisa, a maior parte da população brasileira possui o hábito de presentear na Páscoa, principal data para o setor de chocolates

No Brasil, país que tem a maior Páscoa do mundo, 63% da população mantêm o hábito de presentear com chocolates nessa data.

Os dados fazem parte de recente pesquisa do IBOPE encomendada pela ABICAB-Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados.

“Para a edição deste ano, o consumidor terá à disposição uma série de novos produtos e a garantia de encontrar os ovos das marcas favoritas”, explica Afonso Champi, vice-presidente de chocolate da ABICAB.

O volume de chocolate para a Páscoa de 2017 ainda depende do final da produção. No ano passado, foram 14,3 mil toneladas de chocolate para a data, o equivalente a 58 milhões de ovos de Páscoa em todo o País.

Neste ano, a ABICAB estima que as indústrias e lojas especializadas devem gerar cerca 25 mil empregos temporários em todo Brasil, sendo que 15% devem ser destinados para posições de produção e 85% para promoção e cadeia de venda.

Com um consumo per capita de 2,5 quilos por ano, o Brasil é o 5º maior consumidor de chocolate do mundo, gerando, em 2015, um faturamento de R$ 12,4 bilhões.

De janeiro a setembro de 2016, a produção apresentou crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2015.

“Começamos a recuperar a produção de chocolate e os esforços das indústrias foram essenciais para proporcionar o índice de aumento”, diz Ubiracy Fonseca, presidente da entidade.