Internacional

 PRODUTORA CELEBRA A INTELIGÊNCIA HUMANA

Publicado em

Show Off Films / MOLA, do brasileiro Alexandre Montenegro, homenageia os criativos portugueses

Com trajetória de 25 anos em Portugal, a Show Off Films /MOLA, fundada pelo diretor brasileiro Alexandre Montenegro, lançou a campanha “Espécies”, dirigida aos publicitários portugueses.

Produzido com Inteligência Artificial, o filme, porém faz uma homenagem à ferramenta mais importante da propaganda, os criativos.

A campanha foi idealizada pela Coming Soon, agência lançada há 7 anos pelo brasileiro Marcelo Lourenço e pelo português Pedro Bexiga. Celebra os profissionais do país, propondo uma fusão entre tecnologia e criatividade.

“A tecnologia chegou para ficar e vai transformar a forma como trabalhamos. Aliada à criatividade e ao know-how de quem produz filmes há mais de duas décadas, torna-se apenas mais um recurso poderoso para expandir fronteiras. Utilizamos as ferramentas de AI, mas não abdicamos das técnicas tradicionais de animação e pós-produção, que fazem parte da nossa história e do nosso know-how”, diz Alexandre Montenegro.

Ideia é mostrar que IA pode ser um recurso complementar aos trabalhos, mas nunca como protagonista.

“O que importa é o processo. As imagens foram criadas por computador e depois refinadas através de um misto de pós-produção digital e muito talento e suor 100% humanos. É por isso que, quando nos perguntam se fizemos o filme com AI, a resposta é: não, é Show Off / MOLA”, explica o profissional de Animação Luciano Ottani.

O filme assume o formato de um mockumentary (ficção que imita o estilo e o formato de um documentário) com vários criativos falando para a câmera, mas todos representados como animais, simbolizando as diferentes “espécies” de criativos que povoam o mercado.

“Trabalhamos com todas as agências e clientes, cada um com preocupações e critérios distintos, do storytelling à direção de arte, ou simplesmente ao budget. A IA é apenas mais uma ferramenta. O nosso core business continua a ser o mesmo, ou seja, fazer bons filmes”, afirma Tamiris Montenegro, diretora-geral da Show Off / MOLA.