Livros

DA ERA DO OURO À REVOLUÇÃO DIGITAL

Publicado em

Luiz Lara revela em livro a alma do negócio à brasileira e projeto o futuro com tecnologia

Lara: o talento humano é insubstituível

A propaganda brasileira surgiu no cenário internacional através dos prêmios em festivais internacionais nos anos 80 e 90. Se consolidou no início do século 21 com as agências do ano no Cannes Lions e hoje tenta equilibrar sua criatividade com as mudanças promovidas na era digital.

Atuando durante todo esse período, Luiz Lara conta no livro “A Alma Brasileira do Negócio”, como a comunicação transforma o mundo.

Lara, influente empreendedor da comunicação no país, é fundador da Lew’Lara\TBWA e da iD\TBWA, hoje é chairman do grupo no Brasil. É presidente pro bono do Conselho do Cenp- Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário e já comandou também a Associação Brasileira das Agências de Publicidade.

Acumulou troféus do prêmio Colunistas, Effie e ganhou o Caboré. Dedica parte do seu tempo ainda como membro do Conselho da Childhood, do Instituto de Cidadania Empresarial, da Fundação Osesp e da Fundação Bienal de São Paulo.

O livro, escrito em parceria com o jornalista Thales Guaracy e publicada pela Matrix Editora, resgata as suas origens, revela os bastidores da criação da Lew’Lara, agência cofundada em 1992 com Jaques Lewkowicz, e reflete sobre a consolidação tecnologia e da IA no mercado publicitário.

Retrato da evolução da publicidade no Brasil e testemunha de como a comunicação molda negócios e sociedades, a obra detalha a participação de  Lara na realização campanhas icônicas que marcaram gerações, como a ascensão da TIM, o crescimento da Adidas, a humanização do Banco Real, depois Santander, as campanhas de Natura e Nissan, a transformação da Schincariol em Schin, e a inesquecível campanha da Friboi estrelada por Tony Ramos.

O empresário mostra como a publicidade educa, cria hábitos e conecta emocionalmente pessoas e marcas. Para isso traça um panorama da evolução da publicidade, desde a chamada “Era de ouro”, marcada pelas premiações internacionais, até a revolução digital impulsionada pela popularização dos smartphones.

 Por outro lado, reforça que a verdadeira força da comunicação reside no talento humano, na criatividade e na ousadia, fatores que destaca como insubstituíveis para qualquer negócio.

Classifica a inteligência artificial e as ferramentas digitais como recursos para otimizar processos, mas que não substituem a intuição e a sensibilidade dos profissionais da área.

Sem esconder os momentos de dificuldades, Lara compartilha desafios pessoais e empresariais, como os episódios de instabilidade econômica durante a trajetória da Lew’Lara e o período de depressão após a venda da agência, em 2007.

O autor também lança um olhar para o futuro da comunicação, detalhando a integração definitiva entre mídias digitais e tradicionais, a personalização contínua das experiências de consumo e o uso da tecnologia como apoio.

“A Alma Brasileira do Negócio” revela como a publicidade, guiada por ética, propósito e criatividade, pode transformar negócios, gerar impacto social e deixar um legado duradouro.

A noite de autógrafos será no dia 15 de outubro a partir das 18h30 na Livraria da Travessa, no shopping Iguatemi, em São Paulo.