Datas
CCRJ COMEMORA 50 ANOS COM NOVA MARCA
Publicado emFundado em 1975, o Clube de Criação do Rio de Janeiro ganha símbolo criado pelo designer Jorge Falsfein
O Clube de Criação do Rio de Janeiro inicia as comemorações de seu cinquentenário com o lançamento de uma marca comemorativa criada por Falsfein, Art Director Graphic Designer da agência Binder.
O novo símbolo celebra a longevidade e a relevância da entidade que há meio século reúne, inspira e mobiliza os profissionais da indústria criativa do Rio de Janeiro.
Fundado em 10 de março de 1975, o Clube nasceu da união de 23 publicitários liderados por José Monserrat Filho, então diretor de criação da agência Caio, que também se tornou o primeiro presidente da entidade.
A reunião de fundação aconteceu na sede da Associação Brasileira de Propaganda, na Avenida Rio Branco, onde foi assinada a Ata de Fundação e aprovado o Estatuto.
Desde então, o CCRJ tornou-se referência para criativos e estudantes, promovendo debates, exposições, premiações, ações culturais e sociais, além de anuários e eventos históricos como os Encontros Nacionais de Criação.
Ao longo de suas cinco décadas, o clube teve papel relevante em pautas como a nacionalização dos cartazes de cinema, a realização das edições do Festival de Búzios e a valorização da produção criativa brasileira.
“É muito bacana poder viver os 50 anos do CCRJ e, de alguma forma, poder participar dessa comemoração do Clube”, afirma Falsfein, um dos nomes mais respeitados do design nacional.
“A gente convidou o Jorge Falsfein porque, além de ele ser um dos nomes mais importantes do design do Rio, ele consegue transferir para o seu trabalho a simplicidade inventiva da criação carioca”, explica Flávio Medeiros, vice-presidente do Clube.
A nova identidade visual marca o início de uma série de ações comemorativas que irão relembrar, homenagear e projetar o futuro da criação carioca. Entre as ações, destacam-se o podcast Job Aberto, o lançamento do CCRJlab e da segunda fase da campanha O Rio é ROI.
Liderado pelo presidente Bruno Pinaud, eleito em dezembro de 2023, o CCRJ continua sendo um espaço de convergência de gerações, ideias e talentos da publicidade do Rio.