Pesquisa
VÍDEO LIDERA ENGAJAMENTO COM PUBLICIDADE
Publicado emRelatório da Kantar IBOPE Media aponta preferência de anunciantes por vídeo em suas propagandas
Mais de 56 mil marcas investiram no formato vídeo em suas ações publicitárias no Brasil em 2024, seja na TV aberta, nas salas de cinema ou nas plataformas digitais.
Esse é o resultado publicado na nova edição do Data Stories – Zoom-in, relatório temático da Kantar IBOPE Media que pesquisa o ecossistema audiovisual e revela por que o vídeo se tornou o formato mais relevante da comunicação.
Com 99,5% de alcance anual e presença marcante mesmo em janelas curtas, 87% em uma semana e 63% em apenas um dia, o vídeo se impõe como um canal de alto impacto, com potencial de engajamento inigualável.
Além de entregar escala, o vídeo permite narrativas mais criativas, emocionais e adaptáveis a múltiplas telas e momentos, apurou o estudo.
Um dos motores desse crescimento é a TV conectada, presente hoje em 60% dos lares brasileiros. Sua combinação de grande impacto visual com capacidade de segmentação digital transforma a forma como marcas interagem com o público.
Além do alcance, o estudo também revela o tempo médio de consumo por dispositivo e as sobreposições entre eles.
As TVs e CTVs seguem liderando com folga, concentrando 5h38 diárias por pessoa, muito à frente de desktops (2h28), tablets (1h55) e smartphones (1h24).
A combinação entre diferentes telas também é relevante, já que mais de 36% dos usuários consomem vídeo exclusivamente em TVs/CTVs, enquanto 16,5% combinam TV e smartphone no mesmo dia.
O estudo mostra também que 53% dos usuários de VOD são favoráveis à publicidade nesse tipo de serviço, sinal de que o consumidor está aberto a modelos híbridos, desde que a entrega seja relevante. Além disso, 39% dos brasileiros usuários de internet declaram assistir aos vídeos publicitários até o fim.
Outro destaque é o comportamento de coviewing (consumo acompanhado), com 24,6% dos brasileiros assistindo vídeo em companhia, índice que sobe para 37,8% entre crianças