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TV, INTERNET E OOH DOMINAM INVESTIMENTO
Publicado emLevantamento do CENP registra crescimento da verba publicitária no primeiro trimestre de 2025
Embora a TV aberta continua liderando o investimento publicitário com 46,5% de participação, a Internet chega cada vez mais perto e atinge 36,5% no primeiro trimestre do ano, conforme levantamento do painel Cenp Meios, do.
O OOH segue em terceiro, com um índice de 11,8% fechando o top 3 dos meios de comunicação. Juntos chegam a 94,8% de concentração da verba de mídia entre janeiro e março de 2025.
A indústria publicitária no total registrou um crescimento de 3,14% nesse trimestre em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O investimento total em mídia foi de 4,7 bilhões de reais, superando em aproximadamente 150 milhões de reais o faturamento de janeiro a março de 2024. Os dados são do Painel Cenp-Meios, levantamento realizado pelo Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário).
O crescimento do setor foi maior que a evolução do PIB nacional no período, que fechou em 2,9% na comparação com o período anterior, segundo o IBGE.
Para o presidente do Cenp, Luiz Lara, esse desempenho reforça a importância da comunicação como impulsionadora dos negócios.
“A publicidade continua sendo uma indústria capaz de avançar mesmo diante de uma realidade macroeconômica desafiadora, marcada por eventos que fogem ao nosso controle. Esse resultado demonstra o quanto as marcas enxergam os investimentos em comunicação como essenciais para se manterem competitivas, próximas de seus consumidores e conectadas com a sociedade”, afirma.
Os dados compilados pelo Painel Cenp-Meios referem-se aos espaços publicitários efetivamente comprados por 316 agências de todo o país entre janeiro e março de 2025.
O levantamento considera os PIs (Pedidos de Inserção) executados pelos veículos e organizados por meio, período, estado e região, sem acesso a informações de clientes ou veículos específicos.
O Cenp-Meios é monitorado pelo Núcleo de Qualificação Técnica (NQT), organismo estatutário especializado em pesquisa, mídia, circulação e métricas, composto por representantes de anunciantes, agências, elos digitais e veículos de comunicação.
A aferição do sistema do Cenp-Meios foi realizada pela KPMG, garantindo integridade e segurança aos dados compartilhados.