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O SHOW DA TERRA TEM QUE CONTINUAR

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Palco da última turnê de Gilberto Gil se torna plataforma de preservação da natureza

Com narração de Gilberto Gil, um manifesto criado pela agência Rastro e assinado pela ONG Conservação Internacional Brasil  convida o público a disseminar a ideia de que conservar a natureza também é uma forma de criar.

Com o conceito “Conservar é a nossa arte”, a campanha é mais do que isso. É uma plataforma com uma proposta de recomeço.

“Tempo Rei” é anunciada como a última turnê de Gilberto Gil. O cantor, porém, afirma que não é o fim e que o tempo que ainda temos deve ser usado para plantar um novo começo.

A iniciativa é uma das ações da Conservação Internacional na agenda de mobilização rumo à COP30, que será realizada em 2025, em Belém e celebra os 35 anos da atuação da organização no Brasil.

Presente em seis continentes e mais de 30 países, a Conservação Internacional atua desde 1990 protegendo os elementos essenciais da natureza, como água, alimento e biodiversidade, dos quais dependem a vida e os meios de subsistência da humanidade.

O manifesto poético conecta a trajetória de Gil à urgência climática, e faz um convite à transformação. Como canta (e ora) Gil em “Tempo Rei”, “o tempo corrói e lapida a vida”, sendo uma eterna força de mudança. Assim, a campanha desloca a narrativa do colapso para a renovação, em um tom provocador, positivo e esperançoso.

Mais do que uma causa, essa missão é um princípio que atravessa a própria obra de Gil. Desde os anos 70, o artista tem usado a música como uma forma de refletir sobre a relação entre os ciclos naturais e a criação humana.

Sua trajetória tem fortes laços com a preservação ambiental. Foi autor da criação da Comissão da Defesa do Meio Ambiente como vereador de Salvador, em 1988, virou embaixador da FAO da ONU  em 2001 e como ministro da Cultura a partir de 2003, baseou sua gestão na Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, da UNESCO. Desde 2005, o Camarote Expresso 2222 é desenvolvido com lixo zero, e em 2021, Gil regravou a canção “Refloresta” em apoio ao Instituto Terra. Gilberto Gil é também conselheiro da Conservação Internacional.

“Como a COP 30 terá enfim seu pé na Amazônia, queremos inspirar o mundo com a forma que o Brasil se relaciona com a natureza. De Djavan e Gil à Burle Marx, Sebastião Salgado e muitos outros. Nossa produção cultural e artística tem a natureza como parceira, não como cenário. Sem ela, nossa arte não seria como é. Conservar a natureza é conservar a cultura. Por isso, em 35 anos de C-I, conservar é nossa arte”, diz Afonso Soares, diretor de Criação da Rastro.

A campanha envolveu os núcleos Agency e Studios da Rastro, além da Rastro Lab. Enquanto Agency ficou responsável pela estratégia, direção criativa, desenvolvimento de conceitos, key visual e conteúdo para redes sociais, Studios liderou a direção criativa e a produção audiovisual dos filmes e do shooting, garantindo que todas as etapas fossem unificadas até a entrega final.

O primeiro desdobramento da campanha foi exibido no show de Gilberto Gil no Rio de Janeiro neste último sábado (31) na Marina da Glória, e se estenderá até a COP30, com ações em múltiplas plataformas e pontos de contato.