Redes Sociais
NOVA REDE SOCIAL CONVIDA MARCAS
Publicado emDUIU chega ao Brasil com proposta focada em criação de experiências entre marcas, creators e comunidades
A rede social sueca DUIU escolheu o Brasil como mercado de testes. Combina a creator economy com entretenimento e convida marcas e usuários a criarem desafios diários, onde a visibilidade e o sucesso dependem do engajamento e da reação do público.
O usuário deve responder às publicações com seus próprios vídeos, e a comunidade vota para decidir quem chega ao topo da disputa. O aplicativo está disponível para dispositivos iOS na App Store.
DUIU estreia no país com o objetivo de oferecer às marcas um ambiente social desenhado para participação, e não apenas para distribuição de conteúdo.
Em vez de campanhas baseadas somente em alcance, visualizações ou consumo passivo, o DUIU aposta em dinâmicas que incentivam respostas em vídeo, desafios, votações, rankings e interações coletivas dentro da própria comunidade.
A proposta é aproximar marcas, usuários e creators por meio de formatos mais conectados ao comportamento atual das audiências digitais, especialmente em um mercado como o brasileiro, marcado pela forte adesão a trends, desafios, memes, conteúdos colaborativos e relações próximas entre criadores e seguidores.
Dentro da plataforma, os conteúdos são organizados em threads participativas. A partir delas, marcas, creators ou usuários podem lançar perguntas, temas e desafios para que a comunidade responda em vídeo, vote nas melhores participações e interaja coletivamente ao redor de uma mesma experiência.
Para o mercado publicitário, o modelo abre espaço para campanhas menos centradas na interrupção e mais orientadas à participação. A ideia é que ações de marca possam funcionar como experiências de entretenimento social, com creators atuando como mobilizadores de comunidade e consumidores participando de forma ativa da construção do conteúdo.
“O mercado publicitário enfrenta um desafio cada vez maior de atenção e engajamento. As pessoas estão cansadas de formatos passivos. O DUIU nasce para explorar campanhas que gerem participação real das comunidades”, explica João Villa Savatin, Country Director da empresa.
“Existe uma mudança importante acontecendo na relação entre marcas, creators e audiência. As campanhas mais relevantes hoje são aquelas que conseguem mobilizar pessoas e transformar a comunidade em parte ativa da experiência”, completa o executivo.
A estreia no Brasil já conta com a presença de marcas como Centauro, Olla e a marca nacional de skincare, que passam a utilizar o ambiente para explorar novas possibilidades de conexão com creators e comunidades digitais por meio de dinâmicas participativas e conteúdos colaborativos.
O país foi escolhido como primeiro mercado global da plataforma justamente pelo comportamento social dos usuários locais. Segundo a empresa, a cultura brasileira de participação em trends, desafios digitais e conversas nas redes torna o mercado estratégico para validar formatos de entretenimento participativo e novas formas de interação entre marcas e comunidades.
A estrutura tecnológica foi desenvolvida na Suécia pela Alster Digital, empresa com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de produtos digitais e tecnologia.
O projeto também conta com apoio internacional nas áreas de tecnologia e pesquisa aplicada em IA social, incluindo colaboração com pesquisadores ligados à Universidad de Alicante e estudantes do KTH Royal Institute of Technology, na Suécia.
“Mais do que mídia, as marcas estão buscando relevância cultural e participação. O DUIU foi pensado justamente para criar experiências sociais mais dinâmicas e menos dependentes de formatos tradicionais de publicidade”, afirmam Pontus Hörnby Liljeblad e Carl Grevelius, fundadores do DUIU.
