Polêmica

RECLAME AQUI DIZ QUE MAIORIA NÃO IDENTIFICA IA

Publicado em

Plataforma divulga pesquisa indicando que 63% dos brasileiros não percebem golpe

Drauzio Varela: imagem vitima de anúncio fake

Reclame AQUI divulgou uma pesquisa inédita que revela um dado preocupante sobre a utilização indevida de publicidade falsa visando enganar consumidores.

Segundo o levantamento, 63% dos consumidores brasileiros não conseguem vídeos e anúncios produzidos com Inteligência Artificial. 

documento que abriga essa pesquisa, “Black Friday na Era da Inteligência Artificial”, é resultado de consulta a mais de 3mil e 300 mil pessoas. O material também aponta 10 recomendações práticas para ajudar o mercado a se proteger das novas ameaças digitais, o chamado Golpe 3.0.

A preocupação com a Black Friday se justifica pelo fato de que nessa época já são registrados inúmeros golpes de venda de produtos, o que se agrava com o uso da Inteligência Artificial.

O e-book “Black Friday na era da Inteligência Artificial”, já disponível, foi apresentado nesta quarta-feira (15), em evento realizado na sede do Reclame Aqui, em São Paulo, com transmissão online.

Participaram do evento executivos de empresas como Google, Magazine Luiza, Nestlé, Latam Pass, Sympla, GWM Motors, Soldiers Nutrition, Shop2gether e Loja do Mecânico.

Edu Neves, CEO e cofundador do Reclame AQUI, lembra que a IA, antes de ser uma ferramenta de negócios, é uma ferramenta para os consumidores, que irão usá-la intensamente.

CEO Edu Neves em evento do Reclame AQUI

“Quem não estiver servindo a esse ecossistema, fazendo bom uso desse recurso, vai estar desconectado. Ser lembrado como marca será cada vez mais importante”, disse. Felipe Paniago, CMO e cofundador da plataforma.

“Desde 2014 acompanhamos a Black Friday com dados que validamos com uma base ativa e engajada”, explicou.

Por outro lado, a pesquisa mostra que confiança é a palavra de ordem e aponta que o brasileiro está cada vez mais atento e proativo. Por exemplo, que 79% pretendem comprar em lojas online, mas 66% pesquisam no Reclame AQUI antes de comprar, 64% preferem comprar de marcas que já conhecem, 63% não conseguem identificar um golpe feito com IA e que 43% verificam links e ofertas com o Detector de Site Confiável, ferramenta do Reclame AQUI que registrou 160 mil consultas na Black Friday passada.

Apenas 33% colocam a segurança contra golpes como um dos principais fatores na decisão de compra, à frente até do preço e 20% afirmaram já ter sido vítimas de fraude em edições anteriores da Black Friday.

A pesquisa também revela que as empresas mais bem avaliadas e com reputação sólida no Reclame AQUI são as que mais vendem durante a Black Friday.