Internet

TV CONECTADA VÊ MAIS YOUTUBE

Publicado em

Plataforma informa que celular deixou de ser sua principal tela dentro das residências

Patricia: geração Z confia nos criadores do YouTube

No Brandcast 2025, evento anual para o mercado publicitário, o YouTube anunciou uma mudança importante no comportamento de sua audiência no Brasil.

Baseada em dados do Kantar Ibope Media, a plataforma revelou que a TV Conectada superou o celular como a principal tela de consumo de vídeos da dentro de casa.

Para a empresa, o fato reforça a posição do YouTube na sala de estar dos brasileiros como a plataforma de streaming mais consumida do país redefinindo oportunidades para criadores de conteúdo e marcas.

Focada justamente em TVs conectadas, uma das ferramentas de publicidade anunciadas durante o evento foi o Shoppable CTV, que chega ao Brasil até o fim de 2025 e vai tornar o caminho para a compra ainda mais interativo e fluido no YouTube.

Através dela, o público poderá adquirir produtos diretamente na tela grande ou usar o recurso de envio para celular para continuar navegando pelo device. Com mais de 80 milhões de brasileiros assistindo ao YouTube na CTV, a plataforma otimiza a experiência de compra diretamente da tela grande.

“Cada vez mais os brasileiros desejam assistir ao conteúdo do YouTube também por meio da TV, levando a personalização para uma experiência coletiva e imersiva. O YouTube é o palco dos maiores momentos culturais, seja no esporte, na música ou no entretenimento, com os fãs mais apaixonados e onde as marcas alcançam resultados incomparáveis”, disse Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

O Brandcast reforçou que essa migração da audiência para a tela grande é impulsionada pelo conteúdo premium e pela conexão que só os criadores do YouTube oferecem, em diferentes formatos.

De acordo com Patricia Muratori, diretora do YouTube na América Latina, além de estarem se tornando as novas startups do entretenimento, os YouTubers têm em comum o fato de estabelecerem uma conexão autêntica com seus fãs.

“Essa é a chave para entender a influência que o YouTube construiu na cultura nesses 20 anos e que vai continuar construindo nos próximos 20. Prova disso é que, de acordo com uma pesquisa da Talk Shoppe, 89% dos espectadores da Geração Z no Brasil concordam que os criadores do YouTube publicam conteúdo em que eles podem confiar”, revelou a executiva.

E para esse público, o YouTube anunciou o Programa de Afiliados do YouTube Shopping, uma nova forma de monetização, disponível a todos os criadores elegíveis a partir de 4 de novembro. C

Com isso, eles poderão marcar em seus vídeos e Shorts produtos do Mercado Livre e Shopee, os dois primeiros varejistas parceiros da plataforma no Brasil.

“Essa expansão oferece aos criadores um caminho mais direto e eficiente para monetizar sua audiência”, explicou Patrícia.
O evento também destacou a força de transmissões de escala massiva, como da Copa do Mundo da FIFA 2026, em uma parceria com a CazéTV, que vai levar todos os 104 jogos do Mundial para o YouTube pela primeira vez e já teve todas as cotas de patrocínio vendidas.

O Brandcast também celebrou o sucesso de formatos globais adaptados à cultura local, como o Tiny Desk Brasil, que já gravou duas temporadas com patrocínio da Volkswagen e Heineken e terá novas temporadas para 2026.