Ação Social
CARAMELO É A NOVA COR DA CHEVROLET
Publicado emEm alusão à estreia de “Caramelo” na Netflix, marca lança um Tracker em cor inédita para leilão
Chevrolet tem como objetivo destinar o valor arrecadado para o Instituto Caramelo, organização dedicada ao resgate e adoção responsável de animais.
Ação realizada pela WMcCann em parceria com a Netflix lança uma ativação inédita inspirada no cachorro caramelo, símbolo cultural e afetivo do Brasil e protagonista do novo filme brasileiro do serviço de streaming.
A empresa criou um único exemplar do Tracker Caramelo, em cor inédita escolhida a partir de 22.918 fotos de cães enviadas por tutores de todo o país. O veículo será leiloado e o total revertido para o instituto em homenagem ao vira-lata mais famoso do Brasil.
A definição da cor envolveu o público de forma colaborativa. Os fãs da Netflix foram convidados a enviar imagens de seus cães por WhatsApp e as fotos formaram uma paleta coletiva de tons, que serviu de base para chegar ao “tom mais caramelo do Brasil”.
Todo esse processo foi reunido em uma landing page especial, que exibe as fotos recebidas, explica a iniciativa e conecta o público ao leilão beneficente.
Além da participação popular, a campanha também conta com peças no plano com anúncios da Netflix, no Brasil, e se desdobra com conteúdos digitais em parceria com o ator Rafael Vitti protagonista de Caramelo.
Nas redes sociais, os vídeos destacam cuidados com os pets durante as viagens de carro e põe o Chevrolet Tracker como facilitador deste cuidado através de recursos como comandos remotos através do app MyChevrolet, sensores e alertas de colisão e assistência emergencial OnStar.
“Ao lado do cachorro caramelo, que simboliza a afetividade e a diversidade do Brasil, a Chevrolet reafirma seu papel como marca conectada à cultura nacional e que, há 100 anos, transforma engajamento em impacto positivo para a sociedade”, diza Guilherme Arruda, diretor sênior de Marketing GM América do Sul.
“O mais especial desse projeto é que conseguimos unir tudo o que o filme Caramelo representa com a força da cocriação com marcas: a adoção de animais, o impacto social e a conexão autêntica com os nossos fãs, com um trabalho conjunto e desde o início com o Instituto Caramelo, parceiro fundamental para todo o ecossistema da campanha, incluindo casting, segurança animal do set e adoções”, explica Fernanda Guimarães, diretora de Parcerias de Marca da Netflix para a América Latina.
“Esse movimento inspirou a criação da cor do carro e do filme principal da campanha. É um exemplo perfeito de como podemos cocriar, gerar impacto real e, ao mesmo tempo, ampliar a relação emocional entre o público, as marcas e as nossas histórias”, completa.
“O Tracker Caramelo é um tributo à brasilidade e à empatia que o caramelo representa. Colocar essa homenagem em movimento é a maneira da Chevrolet reafirmar seu compromisso com os temas que importam para o brasileiro e reconhecer as famílias multiespécies”, afirma Dani Ribeiro, CCO da WMcCANN.
O cachorro caramelo já fazia parte da comunicação recente da Chevrolet. Na campanha do Novo Tracker, “Evoluímos onde mais importa”, o personagem foi o companheiro da protagonista em uma narrativa que destacou os recursos de segurança do veículo e o papel do OnStar no resgate de pets. Agora, com o Tracker Caramelo, a marca transforma essa relação emocional em um projeto de engajamento e impacto social.
Criação de Pedro Aranha e Monique Anholeti, com direção criativa de André Leotta, Markito Mesquita e Erich Moreira, direção executiva de Alessandra Sadock e direção geral de Hugo Rodrigues e Dani Ribeiro.
Produção da Modernista Creative Producers, com direção de Daniel Caselli, fotografia de Fernando Betoluci, direção executiva Alexandre Lucas e Marcelo Monteiro e produção executiva de Iara Demartini, Erica De Seta e Pedro Gomes. Som da A9 Audio, com direção musical de Apollo.
Aprovação de Gustavo Aguiar, Guilherme Arruda, Federico Wassermann, Vivianne Gonçalves, Matheus Machado, Marcela Adas e Francine Santos.