Prêmios
JORNALISTAS & CIA ELEGE CACO BARCELLOS
Publicado emProfissional da Rede Globo foi eleito o +Admirado Jornalista Brasileiro de 2025
No 30º aniversário do portal Jornalistas & Cia, liderado por Eduardo Ribeiro, o prêmio de +Admirado Jornalista Brasileiro de 2025 foi conquistado por Caco Barcellos, da Rede Globo.
Cerca de 400 convidados, entre jornalistas, assessores, profissionais da comunicação corporativa, lideranças de redação e representantes de grandes empresas, participaram do evento, no Club Homs, em São Paulo.
A premiação da série100 +Admirados foi realizada em 2014, que teve como vencedor Ricardo Boechat, falecido em 2019.
O evento contou com um recital com o tenor gaúcho Dirceu Pastori, acompanhado pelo pianista Paulo César Johann e pela mezzo-soprano Caroline Gobbato.
Cláudio Barcelos de Barcellos, mais conhecido como Caco Barcellos, nasceu em 5 de março em Porto Alegre. Durante sua carreira se especializou em jornalismo investigativo e grandes reportagens sobre injustiça social e violência.
Como escritor, recebeu o Prêmio Jabuti por seus livros “Rota 66”, de 1993, na categoria Reportagem, e “Abusado”, de 2003, nas categorias Reportagem e Biografia e Livro do Ano Não-Ficção.
Caco foi taxista entre outras atividades antes de se tornar repórter. Ingressou no curso de matemática da PUC RS e depois se transferiu para o curso de Jornalismo.
Começou profissionalmente no jornalismo como repórter do jornal Folha da Manhã. Teve atuação destacada nos veículos da imprensa alternativa dos anos 70. Foi um dos criadores da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre e da antiga revista Versus, que apresentava grandes reportagens sobre a América Latina.
Antes de trabalhar para a Rede Globo, foi repórter dos maiores jornais do Brasil e das revistas de informação semanal Isto É e Veja. Foi correspondente internacional e po seis anos apresentou um programa semanal na Globo News. A partir de 2001 passou a atuar como correspondente internacional em Londres para a Rede Globo.
Já trabalhou Globo Repórter, Fantástico, Jornal Nacional e atualmente comanda o Profissão Repórter.