Polêmica
CANNES IMPÕE REGRAS CONTRA “FANTASMAS”
Publicado emFestival adota conjunto de ações visando garantir a integridade dos prêmios
A história de trabalhos fantasmas no Cannes Lions é antiga. No ano em que o evento deixou de ser exclusivamente dedicado a filmes publicitários, em 1992, um comercial espanhol falso conquistou o Grand Prix.
Faso porque o produto, a cola doméstica utilizada para colar o “pintinho” do Menino Jesus que uma noviça acidentalmente deixou quebrar, não existia. Era a marca industrial Rubber Cement (assista abaixo).
Durante os 33 anos seguintes muitos outros filmes de alguma forma fraudulentos ganharam Leões. Até que chegou o videocase da Consul, produzido pela DM9.
O tamanho da repercussão negativa foi tão grande a ponto do festival decidir dar um basta. Mesmo que com isso diminua o número de trabalhos inscritos.
Após uma revisão criteriosa, o festival vai adotar um framework atualizado, que propõe um modelo renovado de responsabilidade, rigor e confiança para reconhecer a excelência criativa.
“O cenário da indústria está mudando em velocidade frenética”, disse Simon Cook, CEO da Lions. “E, em comum com o resto da indústria, Cannes Lions está se adaptando rapidamente para atender a isso”.
A evolução tecnologia e mais precisamente o uso de Inteligência Artificial, permite que se produza muito mais fantasmas com grande facilidade.
Para garantir a integridade contínua de todas as inscrições no Festival, Cannes Lions anunciou uma nova estrutura pré-definida. A partir de 2026, todas as inscrições para o Festival Internacional de Criatividade estarão sujeitas a novas medidas de responsabilidade e padrões de integridade, projetadas não apenas para resguardar a integridade do referencial, mas para reafirmar o valor cultural e comercial da criatividade que é real, representativa e responsável.
“No coração dos Leões está a criatividade que impulsiona o crescimento. Estes padrões renovados refletem nossa responsabilidade tanto de fornecer uma plataforma para, quanto de proteger o valor da criatividade, e reforçam que a excelência criativa deve ser sinônimo de integridade criativa”, concluiu Cook.