Agências

PUBLICIS CRIA CARGO E MUDA COMUNICAÇÃO

Publicado em
Leo: prêmios, projetos e programa de inclusão

O jornalista Leonardo Araújo, que atuava como diretor de Comunicação Corporativa desde 2021, está deixando o Publicis Groupe.

A empresa criou o cargo de Chief Communications Officer, que será ocupado por Paula Ganem, há três anos como Head of Commnications da VML.

Com isso, a profissional volta para a agência onde trabalhou por sete anos, entre 2014 e 2021, na mesma função que era exercida agora por Leo Araujo.

Leonardo ingressou no Publicis Groupe como diretor de Comunicação Corporativa na agência Publicis Brasil.

Ele era responsável pela imagem corporativa da agência e por toda a estratégia de comunicação da empresa, seja externa com os esforços de PR, digital e marketing, ou interna com iniciativas como newsletters e comunicados.

Leonardo também criou iniciativas que mesclavam o mundo da comunicação interna e externa, como o “PENSEI EM CAPS LOCK”, podcast da agência que tinha o objetivo de entrevistar os colaboradores e compartilhar insights valiosos sobre suas experiências dentro e fora da empresa.

Durante sua liderança, a Publicis conquistou prêmios importantes como o Caboré de Agência do Ano em 2021, além de ter sido eleita uma das cinco agências mais influentes do Instagram, segundo o ranking Zeen Beachmarking.

Paula: de volta à Publicis

Na plataforma, a agência ganhou quase 15 mil fãs de maneira orgânica durante a gestão do diretor, tendo atualmente quase 54 mil seguidores. No LinkedIn, a agência saiu dos 43 mil fãs e, atualmente, possui mais de 84 mil followers.

Em junho de 2023, Leonardo foi promovido a diretor de Reputação, ampliando sua atuação para cuidar da comunicação de todas as agências do Grupo, incluindo Talent, DPZ, Leo Burnett, LePub e a própria Publicis Brasil.

Sob sua liderança, a equipe de comunicação conduziu, liderou e auxiliou diversas comunicações de imprensa para clientes como Honda, Bradesco, Carrefour, Nestlé, Heineken, Disney, P&G e Sanofi, entre outros.

Além de seu trabalho na comunicação, Leonardo desempenhou um papel importante como sponsor do PWR, o coletivo de pessoas pretas do Publicis Groupe, destacando seu compromisso com a diversidade e inclusão dentro da organização.

Compromisso este reforçado quando o executivo inscreveu o programa ENTRE, da agência Publicis Brasil, como concorrente ao Selo de Direitos Humanos e Diversidade, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. O programa foi premiado por dois anos seguidos.

Com passagens por veículos do trade publicitário, Leonardo cobriu o Cannes Lions na França por três vezes, além do El Ojo, em Buenos Aires, e o Cristal Festival, em Courchevel.

Antes de dirigir comunicação corporativa, atuou como coordenador e conteúdo digital, gerente de conteúdo e mídias sociais, realizando trabalhos para clientes diversos tanto do Brasil como dos Estados Unidos, Europa e Ásia.