Inspiração

IMAGENS SIMPLES, IDEIAS FORTES

Publicado em

Um anúncio de página inteira no principal jornal alemão dos anos 80 foi responsável por Marcello Serpa decidir trocar o Design pela Propaganda.

A peça, com letras escritas em máquina de escrever, destacava na palavra “schreIBMmachinen” (máquina de escrever), em maiúsculas, a marca do anunciante.

O então estudante de Artes Gráficas na Alemanha mudou seu rumo e naquele país começou a trabalhar com publicidade, nas agências GGK e R.G. Wiesmeier.

Na volta ao Brasil atuou na DPZ Rio, DPZ São Paulo e DM9, até que em 1993 foi convidado por Alex Periscinoto para se tornar sócio e CCO da Almap BBDO.

Nessa época, com a conta da Volkswagen para criar campanhas, se impressionou com o trabalho da BBDO norte-americana para a montadora, se inspirando para produzir trabalhos memoráveis para a marca.

Durante sua carreira também deixou campanhas impactantes para grandes marcas globais, como Pepsi e Johnnie Walker, e levou para o mundo Havaianas, um dos produtos brasileiros mais conhecidos no exterior.

Serpa é um dos diretores de arte mais premiados do Brasil, sendo responsável pelo primeiro Grand Prix do Festival de Cannes em mídia impressa do país, com a campanha para o Diet Guaraná, em 1993.

Tem vários Leões em Cannes, Clio Awards, CCSP e Fiap, além de ter sido o primeiro latino a presidir o Festival de Cannes, em 2000, e seu mais jovem presidente na história.

Em 2016, Marcello e seu sócio José Luiz Madeira venderam todas as suas ações na empresa após 22 anos de parceria. Foi viver um tempo no Havaí e curtir sua outra paixão, o Surf.

Desde então, produz obras artísticas numa espécie de volta às origens.

Neste vídeo, produzido e editado pela Other Filmes, ele fala desses trabalhos publicitários que o levaram para a profissão.