Agências

DIVERSIDADE PREMIA A GAÚCHA BISTRÔ

Publicado em
Clique na imagem para ampliar

A agência Bistrô, de Porto Alegre, foi reconhecida como a melhor empresa brasileira para trabalhar nas categorias Étnico-Racial e LGBTI+ pelo ranking Great Place To Work Diversidade.

Na categoria de pequenas empresas, a Agência Bistrô não só alcançou o primeiro lugar mas também se destacou como a agência de publicidade com a melhor posição no ranking do país.

Todo mês de junho, quando é comemorado o Pride LGBTQIA+, a Bistrô criou a tradição de instalar na fachada do seu prédio uma bandeira do arco-íris de 10 metros de altura.

Através de um modelo de censo de diversidade semestral, a agência tem registrado um aumento significativo na representatividade da equipe nos últimos anos.

Através de ações afirmativas, atualmente seu quadro de colaboradores tem 50% de mulheres, 28% de negros, 47% LGBTI+, com a presença de amarelos, indígenas, pessoas com deficiência, e um grupo de pessoas acima de 50 anos.

Esta avaliação sistemática é parte integral da estratégia de Diversidade & Inclusão da Bistrô, em uma cultura organizacional que valoriza a autodeclaração voluntária e anônima, promovendo a transparência e o acolhimento.

A Bistrô estabeleceu um programa interno de diversidade, com políticas e cláusulas contratuais para garantir um ambiente acolhedor. Os gestores recebem formação em diversidade e comunicação não-violenta, e as políticas de diversidade são comunicadas desde o recrutamento até o dia a dia organizacional.

A equipe é fortalecida por sessões de letramento em temas raciais e palestras sobre as ricas ancestralidades que compõem o tecido do Brasil, desde as contribuições indígenas até as influências africanas e judaicas, promovendo um maior entendimento e apreço pela diversidade cultural.

Na Bistrô são oferecidas ações de apoio e aceleração para carreiras de grupos minorizados, resultando em uma representatividade de 40% de pessoas negras em cargos de liderança.

Além disso, o engajamento com a comunidade LGBTI+ é robusto e ativo. Como patrocinadora da Parada de Luta LGBTI+ de Porto Alegre, a Bistrô fez história com a presença vibrante de um trio elétrico temático da agência, evidenciando o apoio e celebração da diversidade.

“Integramos a diversidade em nossa estratégia organizacional, o que se traduz em desempenho superior e soluções criativas, corroborado por pesquisas que atestam seu valor como diferencial competitivo”, diz Fernanda Aldabe, VP Institucional.

De forma pioneira, a Bistrô promoveu pessoas LGBTIA+ em campanhas publicitárias e impulsionou iniciativas de acessibilidade, destacando-se também com ações antirracistas significativas para clientes como o Grupo Carrefour Brasil. Foram criados programas internos de diversidade para a Volvo do Brasil e campanhas de conscientização para a Gerdau e JTI Brasil, refletindo a capacidade da agência em influenciar positivamente marcas globais em direção à responsabilidade social e publicidade ética.

“A cada censo, a cada reconhecimento e a cada feedback do nosso time sobre o acolhimento recebido, vemos o progresso e o impacto das nossas ações afirmativas, que visam reduzir desigualdades e promover um sentido mais profundo de pertencimento” explica Gab Besnos, sócio-fundador e VP de Criação da Bistrô, homem gay e ativista da causa LGBTI+.

“Ser reconhecido pelo Great Place To Work é uma afirmação do nosso trabalho em fazer da Bistrô um lugar onde todos podem ser autenticamente eles mesmos, um lugar que é tanto um microcosmo do nosso planeta quanto um eco das vozes diversas que o habitam”, afirma.

As metas para 2024 incluem ampliação da representatividade negra na equipe, equidade de gênero na criação e acolhimento aprofundado para o espectro LGBTI+.