Televisão

TV CULTURA COMEMORA COM MARKET DAY

Publicado em
José Roberto Maluf (foto de Nathalie Bohm)

Em evento realizado nesta sexta-feira (5) com a presença de seus profissionais e executivos do mercado publicitário, a Fundação Padre Anchieta celebrou os 55 anos da TV Cultura, apresentando também sua grade de programação de 2024.

José Roberto Maluf, presidente da fundação, comandou o encontro, que teve como mestre de cerimônia Marcelo Tas, apresentador do programa “Provoca”.

Com o novo conceito “Cultura 55 anos. O Melhor é Agora”, a emissora anuncia investimento em atrações esportivas e dramaturgia, além do seu reconhecido jornalismo, programas infantis e educativos.

A TV Cultura, reinaugurada em 15 de junho de 1969, foi eleita pelo instituto de pesquisa britânico Populus, em 2015, como o segundo canal de televisão com maior qualidade de programação do mundo, atrás apenas da BBC.

Atualmente sua programação alcança 26 estados brasileiros além do distrito federal, através de 65 emissoras e 350 afiliadas.

A emissora foi lançada originalmente em 20 de setembro de 1960 pelos Diários Associados, que a operou até 1969.

A Fundação Padre Anchieta foi criada em setembro de 1967, pelo governador de São Paulo, Roberto Costa de Abreu Sodré, tendo como presidente José Bonifácio Coutinho Nogueira, advogado, empresário, político e ex-secretário da Educação do Estado de São Paulo, no governo de Paulo Egídio Martins.

O primeiro programa pela Cultura foi o documentário “Planeta Terra”, no dia 16 de junho, com o tema “Terremotos, vulcões e fenômenos das profundezas”.

Entre suas atrações, destaque para o “Roda Viva” o mais antigo programa de entrevistas da televisão brasileira. A emissora também se destaca pela programação infantil, tendo produzido o “Vila Sésamo” entre 1972 e 77, “Bambalalão” e “Castelo Rá-Tim-Bum”.