Patrocínio

BETANO SE DESPEDE DO FLUMINENSE

Publicado em

Em três anos de parceria, Fluminense e Betano comemoraram uma série de conquistas.

Nesta quarta-feira (3) diante do Alianza Lima do Peru, o patrocinador se despede do time estampando pela última vez seu logotipo na camisa. Na terça-feira (9) a nova patrocinadora, Superbet, toma o lugar no jogo diante do Colo-Colo no Maracanã.

Para celebrar a vitoriosa parceria, Betano lança a campanha “Fizemos História”, criada pela Wieden+Kennedy com voz do torcedor símbolo do Fluminense, o icônico compositor Cartola, falecido em 1980, utilizando Inteligência Artificial. A campanha inclui filme para a a TV aberta, mídia exterior, social e digital.

O filme retrata momentos históricos embalados pela canção “Tá Escrito”, composição de Xande de Pilares, Carlinhos Madureira e Gilson Bernini, na voz de um dos torcedores mais ilustres do Tricolor: Cartola. Feita com apoio de ferramentas de Inteligência Artificial, a narração homenageia não apenas o clube, mas também todos os torcedores representados pelo sambista ícone da música brasileira.

Com a Betano como sua patrocinadora oficial, o Fluminense levou dois títulos do Campeonato Carioca, a Libertadores da América e a Recopa. A canção “Tá Escrito” foi escolhida por ter se tornado a grande música dos torcedores na inédita conquista da Libertadores da América em 2023.

“Nos últimos anos, Betano e Fluminense viveram uma parceria histórica dentro de campo. E para marcar esse momento, convocamos o Cartola, uma das vozes mais icônicas da história tricolor. Tendo como referência uma canção que se tornou símbolo para a torcida, recriamos um momento único em que um dos torcedores mais célebres do tricolor também pode entoar essa música e eternizar esse momento de glória”, diz Rodrigo Jatene, CCO da Wieden+Kennedy América Latina.

“Esta campanha é a nossa forma de eternizar a parceria com o Fluminense. Tudo foi cuidadosamente pensado para homenagear o clube e celebrar a trajetória do Flu e a parceria da Betano ao longo de anos tão felizes. O projeto retrata momentos históricos que prometem emocionar o público e os apaixonados pelo time carioca. A letra da música reflete muito a nossa parceria” , explica comunicado da Betano operada pelo grupo Kaizen Gaming, com sede na Grécia e mais de dez anos no mercado de apostas esportivas.

“Nós agradecemos à Betano pela parceria nesses quase quatro anos e desejamos sorte em sua trajetória. O Fluminense vai estar sempre de portas abertas para a empresa, que participou desse período de grandes conquistas”, afirma Mário Bittencourt, presidente do Fluminense.

A ideia de ter a voz marcante de Cartola para a homenagem ao clube foi desenvolvida em parceria com o estúdio Comando S Áudio e as produtoras de filme Joint e LUKTHIS Studio. Com ajuda de um software de Inteligência Artificial, foram analisadas e selecionadas horas de entrevistas e centenas de músicas do sambista. A iniciativa foi idealizada com apoio e autorização da família do artista para os seus direitos autorais.

Criação de Junior Silveira, Guilherme Sill e João Jazra, com direção criativa de Rogo Castro, Eddy Guimarães e André Savastano e direção geral de Rodrigo Jatene.

Produção da Joint SP, com direção de DRVNK e produção executiva de Patricia Gaglioni e Fernanda Segura. Som da Comando S, com produção de Magno Vito, Lucas Rezende e Tiago Occilupo e direção musical de Serginho Rezende. IA de Túlio Ricci.