Eventos

A VISÃO PCD SOBRE AS MARCAS

Publicado em

A questão “Como os consumidores com deficiência percebem a sua marca?”, foi o tema do primeiro painel do Encontro de Publicidade e Acessibilidade, que avaliou as perspectivas do consumidor com deficiência diante do cenário atual de comunicação.

O evento reuniu profissionais de comunicação, de agências e marcas e foi promovido pela Sondery, consultoria de acessibilidade criativa para projetos e campanhas inclusivas envolvendo pessoas com deficiência, com apoio da ESPM.

Apesar de representar um número expressivo com potencial para aumentar o consumo das marcas, a realidade mostra que as campanhas e anúncios ainda não consideram as pessoas com deficiência em sua comunicação.

Em pesquisa realizada pela Aliança Sem Estereótipos, dos anúncios analisados no Brasil, apenas 1,2% mostram pessoas com deficiência.

O segundo debate, “A importância da representatividade e acessibilidade nas campanhas publicitárias”, teve como foco discutir a forma correta de incluir essa representatividade, evitando reforçar os estereótipos das pessoas com deficiência.

“Como melhorar as Experiências de Consumo do seu produto ou serviço” foi o assunto do último painel.

“Vivemos em um país com 18,6 milhões de pessoas com deficiência. Normalmente, este é um consumidor ainda não considerado pelas marcas. Por isso, além de convidar os anunciantes para considerá-los como público alvo, ao pensar o EPA, buscamos criar essa estrutura para debater a inclusão das pessoas com deficiência também na criação e como personagens da publicidade”, disse Ana Clara Schneider, fundadora e diretora executiva da Sondery.

“É um privilégio para a ESPM apoiar a realização do Encontro de Publicidade e Acessibilidade. A Universidade é um ambiente para pensar a diversidade nos mais diferentes aspectos. O que plantamos aqui foi apenas uma semente. Precisamos pensar e criar vantagens competitivas nas empresas. E a diversidade traz tudo isso. A inovação não vem do mesmo, vem da diversidade, do pensar diferente”, afirmou o professor da ESPM Jaercio Barbosa.