Memória

MERCADO PERDE O PRODUTOR DE ANIMAÇÃO LUIZ BRIQUET

Publicado em

Produtor de comerciais em animação, desenhista, ilustrador e artista plástico, Luiz Eduardo Briquet morreu em São Paulo no último sábado (24) aos 78 anos.

Fundador da Briquet Filmes, produtora que iniciou sua trajetória em 1970, o publicitário nos últimos anos se dedicou à pintura.

A Briquet Filmes foi uma das mais importantes produtoras de desenho animado, animação digital e efeitos especiais.

Luiz Briquet iniciou sua carreira aos 16 anos com o animador francês Guy Lebrun, tendo produzido mais de 1.500 filmes publicitários e criado cerca de 200 personagens.

Luiz Briquet iniciou sua carreira aos 16 anos com o animador francês Guy Lebrun, tendo produzido mais de 1.500 filmes publicitários e criado cerca de 200 personagens.

Desenhista de bonecos como Toddynho, Corujinha da Eternit e Lollo Milkbar, Briquet também foi o criador dos comerciais do Bond Boca, personagem de Cepacol, enxaguante bucal do Laboratório Merrel Lepetit.

O boneco foi criado em 1984 pelo diretor de arte Cláudio Sendin, da agência carioca Caio Domingues, e nasceu em imagem pelas mãos do ilustrador João Spacca e do animador Luiz Briquet. Sua inconfundível voz era de Serginho Leite, humorista e locutor falecido em 2011.

A carreira de Luiz Briquet também ficou marcada pelo seu trabalho na produção do documentário “Pelé Eterno”, ao recriar o gol considerado o mais bonito do atleta, segundo o próprio Edson Arantes do Nascimento.

Nos últimos anos dedicação à pintura

O lance contra o Juventus, no estádio da rua Javari, reviveu em um estúdio em Nova York, quando Pelé teve dispositivos colocados em seu corpo para repetir os movimentos da jogada. Briquet gravou tudo e enviou as imagens para um computador que fez o gol ressurgir digitalmente.

Entre outros prêmios conquistados pela sua produtora, Briquet ganhou o Clio com o filme “Vasectomia”, que também conquistou o Grand London Award e Leão de Bronze em Cannes.

Em 2013 Luiz Briquet expôs suas obras no Espaço Sideral da produtora de som Lua Nova. O local foi idealizado por Thomas Roth, que tinha como objetivo mostrar lados inéditos de publicitários. Na época, Briquet ainda era novato em trabalhos com tinta acrílica sobre tela e desenhos em bico de pena.