Relações Públicas

JEFFREY SHARLACK DEIXA LEGADO NA AMÉRICA LATINA

Publicado em
Sharlach: lugar certo na hora certa

Jeffrey Sharlach foi o primeiro profissional de Comunicação a perceber que Miami, além do turismo e do desenvolvimento imobiliário, estimulava multinacionais a estabelecerem bases regionais para a América Latina.

Na época funcionário da Saatchi & Saatchi de Nova York, ao ouvir uma recusa da empresa em dar seguimento à sua proposta de abrir uma operação focada na região a partir de Miami, Sharlach deixou o emprego e se mudou para a Flórida para lançar sua própria consultoria.

Assim, em 1993 surgiu a primeira agência exclusivamente focada na América Latina, nos mesmos moldes das agências globais, mas dedicada ao atendimento ao cliente. Cumpridas três décadas de dedicação ao negócio, Jeffrey Sharlach anuncia que se aposentará no final de março.

Durante sua carreira de mais de 47 anos no segmento de relações públicas, ele ocupou cargos de liderança também na Carl Byoir & Associates (hoje parte da Hill & Knowlton), Burson-Marsteller (agora BCW) e Saatchi & Saatchi.

Atualmente, o JeffreyGroup é uma agência líder na região, com centenas de funcionários em seis escritórios próprios que atendem grandes marcas globais, incluindo Airbus, Amazon, American Airlines, Bayer, Disney, Marriott, Mastercard e Salesforce.

“Foi a típica história de estar no lugar certo na hora certa”, diz Sharlach. “Não tenho certeza se na época fui corajoso ou louco em pensar que poderia começar um negócio na América Latina sem falar espanhol ou português”, completa.

Em pouco tempo, a JeffreyGroup tornou-se uma empresa conhecida por seus programas premiados e pela capacidade de atender vários mercados a partir de Miami, com uma abordagem regional estratégica. A agência abriu seu primeiro escritório fora dos EUA em Buenos Aires (1996), seguido pela Cidade do México (1997) e São Paulo (1998).

“Desde o início, ficou claro para mim que, se quiséssemos competir com as grandes agências, precisávamos nos diferenciar na forma como trabalhávamos, e não nos serviços em si”, explica.

“Para o JeffreyGroup, isso significou focarmos no atendimento ao cliente, sermos proativos e comprometidos em entregar resultados significativos, com profissionais sêniores que permanecem sempre próximos aos clientes,”, conclui.

Sharlach, que atua como Chairman da JeffreyGroup, deixou o cargo de CEO em 2015, transmitindo a liderança da agência a Brian Burlingame.

Em 2022, a JeffreyGroup foi adquirida pelo WPP e passou a fazer parte do grupo Hill & Knowlton.