Streaming

RPG VIRA REALITY E ABRE ESPAÇO PARA MARCAS

Publicado em
Executivos da 16 01 e D20 Cultura, produtoras do reality

O ator e humorista Fábio Porchat será host e mestre de “O Portal”, o primeiro reality show do jogo na América Latina, idealizado pela parceria entre a consultoria de inovação 16 01 e a produtora D20 Culture, desenvolvedora de propriedades intelectuais focadas no mundo geek .

O projeto abre espaço para que marcas se relacionem e cocriem com comunidades engajadas. RPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício.

Durante a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, o RPG se reinventou e passou a acontecer nos chamados virtual table top, plataformas onde é possível rolar dados, incluir miniaturas e mapas e colocar trilha sonora para simular no ambiente virtual as mesas físicas do jogo.

Um outro fator contribuiu para fazer as buscas sobre o tema crescerem nos últimos anos. Repleta de referências aos filmes e ao estilo de vida dos anos 1980, a série “Stranger Things”, original da Netflix, foi recorde de audiência ao retratar, já na primeira cena, quatro típicos nerds mirins daquela época (Mike, Will, Lucas e Dustin) jogando uma partida de “Dungeons & Dragons”, que tem um papel importante nos episódios seguintes da aventura.

Desde então, celebridades de Hollywood como Vin Diesel, Joe Manganiello e Henry Cavill assumiram sua paixão pelo RPG de Mesa mais popular do mundo eapareceram jogando em conteúdos na web.

Para Porchat, que é praticante do game, não é coincidência que tantos nomes relevantes do cinema e da TV sejam apaixonados por RPG.

“O formato do jogo é uma fonte inesgotável de criatividade, algo que um ator, um roteirista ou um diretor precisam dominar. Nós estamos diante de uma forma de narrativa. O jogador constrói seu personagem, tenta pensar como ele, dá asas à imaginação e isso deve atrair as personalidades para o nosso novo projeto”, diz.

A primeira edição de “O Portal”, prevista para estrear em 2024, reunirá celebridades de diversos universos artísticos. Em cada episódio, eles se sentarão juntos e viverão as histórias narradas pelo mestre, decidindo suas ações e destinos pelas suas vontades.

O conteúdo estará disponível via streaming em formato de série com episódios.

Edu Paraske, sócio da consultoria de inovação Hub 16 01, explica como as marcas devem se beneficiar dessa dinâmica de socialização e criatividade que tem deixado o universo exclusivamente geek para trás.

“RPG é construção coletiva de narrativa, é diversão, cultura, diversidade e coletividade. É cultura pop na veia. Ou seja, estamos diante de um promissor ambiente de geração de insights e valor para as marcas. É uma oportunidade inédita de conexão com diferentes comunidades e públicos”, explica.