Eventos

SÃO PAULO RECEBE FESTA MEXICANA PARA OS MORTOS

Publicado em
Foto de Rafa Guirro

Realizado pela ArtShine Promoções e Eventos, o Festival “Dia de los Muertos” de São Paulo vai acontecer no Memorial da América Latina nos dias 4 e 5 de novembro.

A nova edição da festa mais popular do México terá gastronomia típica do país, apresentação de combates da tradicional “Lucha Libre”, de bandas Mariachis, Altar de los Muertos e concurso de fantasias. A festa brasileira é considerada a segunda maior do mundo.

A entrada é gratuita e o público só terá que pagar se optar por uma maquiagem mortífera para entrar no clima. O evento terá mais de 10 profissionais de maquiagem artística para transformar rostos em caveiras mexicanas, partir de R$ 30,00.

Segundo a tradição, a celebração de origem indígena é comemorada no México no dia 2 de novembro em homenagem aos falecidos e é quando as almas são autorizadas a visitar os parentes vivos.

Os altares dos muertos, sob curadoria do Arthur Jorge Santos Lima, divulgam a cultura mexicana e deixa o espaço para reflexão sobre contrastes entre Brasil e México, em relação a sentimentos e rituais ligados à morte.

Na exposição dos altares, a entrada mostra a conexão com a crença azteca, que associa a chegada das borboletas monarcas à vinda dos espíritos para as celebração dos dias dos mortos.