Fotografia

BRASILEIRO GANHA PRÊMIO MUNDIAL NA ALEMANHA

Publicado em
Clerio e sua obra- clique para ampliar (foto de Rafaela Sagais)

O paranaense Clerio Back, fotógrafo, filmmaker e diretor de filmes, foi o vencedor de uma das 10 categorias do CEWE Photo Award, uma das mais importantes premiações do mundo das imagens.

O brasileiro venceu a categoria Food & Cooking com a foto “Trabalhadores Noturnos”. O evento do CEWE Photo Award 2023 foi realizado em Hamburgo, Alemanha, com o tema central “Nosso Mundo é Lindo”.

A CEWE.UK, promotora do prêmio, é líder no Reino Unido de álbuns de fotos personalizados, impressões em tela, impressão de fotos e presentes fotográficos personalizados.

A foto de Clerio foi selecionada entre mais de 500 mil inscrições. O profissional é graduado em Publicidade e Propaganda e também é professo.

Sua imagem vencedora foi capturada em outubro de 2022, na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina com um smartphone Note20, da marca Samsung.

“Durante um intervalo e momento de descanso dos cozinheiros, notei-os reunidos, conversando de maneira espontânea em um ambiente com luz pontual e cores vibrantes. O contraste dos uniformes brancos dos cozinheiros com o cenário noturno de baixa luminosidade despertou meu interesse. Com pequenos ajustes, consegui enquadrar e capturar esse momento. Devido ao incentivo da da Rafaela, minha namorada, também fotógrafa, coloquei posteriormente a imagem no concurso”, explica Clerio.

Como vencedor entre mais de 500 mil fotos, Clerio Back não apenas representou com orgulho o Brasil na premiação, mas também se destacou como o único premiado de todo o continente americano.

“Cafeteria” Grand Prix do CEWE 2023- clique para ampliar

A experiência de subir ao palco para receber o prêmio foi, segundo ele, surreal. “Ser o único brasileiro ali no meio de tantos grandes fotógrafos de todo o mundo foi uma honra muito grande, um misto de ansiedade e gratidão. Foi realmente algo muito significativo”, afirmou.

O Grand Prix da premiação foi concedido ao fotógrafo Ariani Dikye, da Indonésia, com a foto ” Warung kopi” (Cafeteria), já vencedora na categoria “People”. O júri avaliou que a cena mostra como a alegria chega à vida quando as pessoas se reúnem em sua comunidade para compartilhar a beleza de seu mundo em um momento. O fotógrafo provocou algo muito especial da cena e trouxe o clima do momento para a vida através da qualidade da foto que vemos.

Segundo o jurado Lois Lammerhuber, um dos grandes nomes da foto-reportagem da Áustria, a fotografia ganhadora imerge o espectador dentro da cena retratada, com a interação de luz aumentando o ambiente único e intensificando o impacto emocional.