Ação Social

CASAL LEIFERT VOLTA COM “DE OLHO NOS OLHINHOS”

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Daiana e Tiago: esclarecimento

A segunda campanha de conscientização sobre doença que atinge crianças entre 0 e 5 anos, “De Olho nos Olhinhos”, criada pela Ogilvy e protagonizada por Daiana Garbin e Tiago Leifert, visa reforçar o esclarecimento de pessoas sobre o retinoblastoma.

O tumor ocular diagnosticado em sua filha Lua, atualmente com quase 3 anos, só foi percebido quando a menina tinha 11 meses e já estava em grau avançado. A ação visa promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância.

Em janeiro do ano passado eles postaram um vídeo que comoveu milhões de brasileiros. “Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que conseguimos, e por isso, é fundamental divulgar informação e ficar de olho nos olhinhos”, diz Tiago.

“Ficar atento a sinais como um reflexo branco, o olho de gato, e estrabismo é fundamental para detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida dos nossos filhos”, avisa Daiana.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer há entre 200 a 250 casos novos por ano no Brasil, 7.500 a 8 mil no mundo, e a grande preocupação é o diagnóstico tardio.

No Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) há de 12 a 15% de retinoblastoma extraocular, o que significa um tumor avançado.

“Quando diagnosticado precocemente, e tratado em centros de referência, a chance de cura é de 90%, mas a grande preocupação é quando o câncer já saiu do olho, o que chamamos de metástase. Quanto mais cedo identificar a doença, maior é a chance de cura”, esclarece a doutora. Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAACC.

Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.

Para o Dr. Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, todas as crianças precisam ser submetidas ao teste do olhinho no primeiro mês de vida, idealmente no berçário da maternidade.

Para a identidade da campanha, a Ogilvy Brasil procurou criar uma comunicação visual que chamasse ainda mais a atenção das pessoas para o tema. Com uma paleta de cores vibrantes e a criação de quatro mascotes que representam a diversidade das crianças, a mensagem chega de forma atrativa. Além de diversas peças para rede social, materiais educativos como cartilha e vídeos foram desenvolvidos para levar essa informação para todas as pessoas.

“É ótimo ver que a segunda edição da campanha De Olho nos Olhinhos cresceu, fazendo a informação chegar a muitas famílias em todo o país. Criativamente, também se expandiu: com a animação das mascotes, novos vídeos informativos e muito mais mídia. Contribuir com uma iniciativa como esta dá um super orgulho para todos nós da Ogilvy”, explica Claudia Pimenta, Diretora de Criação da Ogilvy Brasil.

Os vídeos foram criados pela agência Ogilvy e produzidos pela Hogarth duas empresas do grupo WPP. Os filmes estarão em 30 salas de cinema da rede Cinemark, em São Paulo, Goiânia e Vila Velha. A Eletromidia também está apoiando a causa e exibirá vídeos e materiais da campanha em mais de 18 mil telas em prédios residenciais, 12 mil telas em edifícios comerciais por todo o Brasil, além de shoppings, linhas 1, 2 e 3 do Metrô de SP, no Metrô no RJ e Supervia e em 100 telas estáticas pelas ruas. Os shoppings da rede Allos vão promover eventos e atividades com crianças sobre o tema.