Ação Social

“CRIA DA QUEBRADA” FORMA PRIMEIRA TURMA

Publicado em
Os formandos da turma (clique na foto para ampliar)

Parceria entre a Universidade Zumbi dos Palmares, P&G, Grey Brasil e Miami Ad School, o projeto “Cria da Quebrada” formou sua primeira turma na última semana.

Com objetivo de capacitar a população negra para ingressar no mercado publicitário, o projeto contou com a participação de 19 alunos e ex-alunos da universidade nesta primeira edição, com duração de 7 meses.

Durante o período, eles receberam bolsa auxílio e tiveram aulas no laboratório “P&G Pela Criação”, desenvolvido especialmente para o programa e equipado dentro das dependências da universidade, com todas as ferramentas necessárias para a melhor qualificação dos estudantes.

Segundo José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, cerca de 90% dos alunos que se formam nos cursos de Publicidade e Propaganda da instituição estão empregados.

“Para que haja criação é indispensável que haja criadores. E criação e criadores precisam ser iluminados, fortalecidos e oportunizados. Criar as crias, acolher e engrandecer as quebradas. Esse é o novo código de mudança, e transformação. Viva a Grey, Viva P&G, Viva a Zumbi. Viva o talento e a resistência da nossa rapaziada da quebrada”, diz ele.

A indústria criativa é um dos motores culturais e econômicos do Brasil e enfrenta um desafio há décadas: a representatividade insuficiente de profissionais negros. Embora o Brasil seja uma nação diversa e multicultural, essa pluralidade muitas vezes não se reflete nos corredores das agências e campanhas publicitárias. A realidade de que apenas 15% dos cargos de diretorias são ocupados por pessoas negras nesse setor, aponta para um desequilíbrio preocupante, e mostra que é necessário promover mudanças efetivas.

“O Cria da Quebrada é uma iniciativa intencional, antirracista e inclusiva, que tem como objetivo oferecer oportunidades para o desenvolvimento máximo do potencial criativo de pessoas negras. Sabemos que a publicidade pode influenciar culturas e transformar realidades, e queremos ver a realidade brasileira em todos os lugares, ocupando todos os espaços. O Cria representa um grande passo na vida profissional desses alunos, e um pequeno pedaço do caminho contínuo que estamos comprometidos em seguir”, explica André Felicíssimo, Presidente da P&G Brasil.

“O Cria da Quebrada é um projeto transformador. Colocamos toda excelência da escola à disposição desses alunos e alunas. Durante sete meses eles tiveram o melhor conteúdo, os melhores professores e assim puderam construir o melhor portfólio de entrada no mercado criativo brasileiro”, afirma Paulo André Bione, diretor acadêmico da Miami Ad School.

Durante o evento, que aconteceu na sede da Grey, os formandos tiveram a oportunidade de apresentar seus portfólios para líderes das maiores agências do Brasil para terem a oportunidade de ser inseridos no mercado publicitário. A Grey Brasil selecionará profissionais do grupo para integrar seu time de criativos.

Segundo o diretor de criação da Grey Brasil, João Caetano, a iniciativa representa um sopro de esperança e um soco na inércia.

Para ele, acompanhar a jornada dos estudantes foi emocionante, e os resultados dos trabalhos da turma mostraram que estão prontos para entrar em qualquer agência ou empresa criativa do Brasil.

“E que venham as próximas turmas para quebrarmos as barreiras e construirmos a indústria criativa que o Brasil merece, espelhando a sua sociedade como sempre deveria ter sido”, conclui João Caetano.