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CERVEJA ALERTA PARA PERIGO AO VOLANTE

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Por uns momentos, uma marca que se comunica basicamente através do humor deixa de lado essa condição para falar de um assunto sério no país: a relação entre beber e dirigir e acidentes que terminam com vidas ainda em seu início.

Esse é o tema de filme criado pela agência 11:21 para a cerveja Rio Carioca. O personagem fictício é Beto, morto aos 18 anos em acidente de carro, e memórias que ele não pode ter.

A linguagem do filme de cara já leva o espectador aos anos 80, com o som de um projetor de slides que mostra as memórias do Beto através de fotos de importantes momentos da vida dele, como formatura, primeiro dia no primeiro emprego, casamento, nascimento do primeiro filho.

Mas as fotos não são mostradas, apenas a descrição delas em legendas. Isso porque o Beto na verdade não tem nenhuma dessas memórias, ele morreu em um acidente de carro aos 18 anos, e não viveu nada do que poderia ter vivido.

Essa é a mensagem simples e contundente do novo filme da Cerveja Rio Carioca, que termina com o pedido clássico “se beber não dirija.” A linguagem da campanha surpreende por ser da marca que mais se utiliza do humor em sua comunicação há anos, desde que foi lançada em 2015.

Segundo Gustavo Bastos, CEO e CCO da agência e criador da campanha com Diego Crisóstomo, “em alguns momentos importantes, quebramos a linguagem do humor de forma surpreendente, como no anúncio em que a a marca pedia para não comprar o produto se fosse comemorar o golpe de 64. Este caso vai pelo mesmo caminho, um assunto que merece uma mensagem contundente.”