Streaming

AÇÕES DE ENGAJAMENTO ANUNCIAM “CANGAÇO NOVO

Publicado em
Evaristo: Jornal de Cratará

Criada pela Wieden + Kennedy SP, a comunicação da nova série brasileira Original Amazon, “Cangaço Novo”, que estreou na última semana, inclui veículos de imprensa ficcionais que divulgam os crimes na também fictícia cidade de Cratará.

Entre outras ações para manter o engajamento com a série do Prime Video, a volta ao jornalismo um dos nomes mais conhecidos do Brasil. Evaristo Costa gravou um boletim inédito de notícias fictícias sobre Cratará, a “capital do crime”, em suas redes sociais. O programa recriou manchetes de como seria a rotina de uma das cidades mais violentas do país.

Baseada no chamado novo cangaço, referência a quadrilhas de assalto a bancos em pequenas cidades do interior do país, a série também conta com a criação do jornal impresso fictício “Folha de Cratará”, inspirado nos folhetins policiais sensacionalistas dos anos 1990. A publicação foi distribuída para influenciadores que ampliaram conteúdos sobre “Cangaço Novo” nas redes sociais.

“Em um momento que o formato de True Crime está em evidência, resolvemos resgatar os jornais policiais de uma forma atualizada. Criamos notícias fictícias sobre a série para preservar o enredo original, e de quebra, oferecer ao público uma imersão real à cidade de Cratará, seus personagens, comércio local e todos os seus contornos”, explicam Charles Faria e Renan Molin, diretores de criação, da Wieden + Kennedy SP.

Com o conceito criativo “O destino é à prova de balas”, também idealizado pela agência, a série traz a história de Ubaldo (Allan Souza Lima), um ex-militar e ex-bancário de São Paulo, que ao descobrir uma herança de seu pai biológico vai até Cratará em busca do dinheiro, e acaba se envolvendo com um bando de cangaceiros.

Abordando problemas estruturais do Brasil, “Cangaço Novo” mostra um sertão nordestino contemporâneo fictício que abriga questões profundas como o crime organizado, corrupção e política, temas populares abordados nos tradicionais jornais sensacionalistas do passado. Criada por Mariana Bardan e Eduardo Melo, com direção de Fábio Mendonça e Aly Muritiba, a série “Cangaço Novo” é uma produção brasileira Original Amazon.

Criação da campanha é de Nuria Lima, Leandro Vasconcellos, Luis Gustavo de Carvalho e Djavan Santos, com direção criativa de Renan Molin e Charles Faria. Aprovação de Jorge Papa e Gabriela Guimarães.