Eventos

SHELL ASSINA A 14ª COW PARADE NO BRASIL

Publicado em
Starley Graffiti e Catherine Duvignau (clique na foto para ampliar)

Artistas capixabas tem até o dia 1º de agosto para se inscrever no site da Cow Parade e participar da 14ª mostra no Brasil, patrocinada pela Shell.

Maior evento de arte urbana do mundo, as vaquinhas coloridas vão tomar as ruas de Vitória e Vila Velha nos próximos meses de setembro e outubro, reunindo obras de artistas do Espírito Santo em uma grande galeria a céu aberto.

Serão selecionados 60 projetos de esculturas de vaca, customizadas com diferentes linguagens artísticas, como pintura, colagem, grafite, entre outras, além de acessórios ou adereços inusitados.

A Cow Parade já rodou mais de 80 cidades, em 33 países, e foi vista por 250 milhões de pessoas no mundo. A exposição foi criada na Suíça, com o propósito de democratizar o acesso à arte e à cultura.

Em 13 edições realizadas no Brasil, desde 2005, passou pelas capitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco, Ceará e Bahia. Ao longo desse período, destinou mais de R$ 7 milhões para ONGs e instituições sociais brasileiras.

Com realização da Toptrends, empresa considerada referência em eventos de arte urbana e detentora dos direitos exclusivos da exposição no Brasil, a Cow Parade Vitória – Vila Velha conta com o patrocínio da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o apoio das prefeituras municipais de Vitória e de Vila Velha, por intermédio de suas respectivas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo.

A primeira vaquinha capixaba foi pintada ao vivo, nesta quarta-feira (12/07), durante o evento que oficializou a chegada da mostra às cidades de Vitória e Vila Velha, pelo artista Starley Graffiti, fundador do coletivo FG Crew e idealizador do Festival Nacional ORIGRAFFES (Original Graffiti Espírito Santo).

“Temos muito orgulho em inserir as cidades de Vitória e Vila Velha no calendário internacional da Cow Parade. Além de fortalecer a produção artística local, revelar novos talentos e valorizar a rica cultura capixaba, a Cow Parade Vitória – Vila Velha vai transformar ruas e parques em espaços expositivos acessíveis a todos, incentivando o turismo pelos principais pontos turísticos da região”, diz Catherine Duvignau, CEO da Toptrends.

Como parte do seu legado, ao final da exposição, também será promovido um leilão beneficente das obras em prol de entidades sociais capixabas, que atuam nas áreas de educação, saúde e assistência social.

“Na Shell, temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento social do país, onde operamos há 110 anos, e as iniciativas socioculturais desempenham um importante papel neste processo. A Cow Parade, evento global que rodou o mundo, tem o poder de colocar arte ao alcance de todos. A exposição vai transformar as ruas das cidades de Vitória e Vila Velha em espaços expositivos, promovendo inclusão social, além de valorizar a cultura e os artistas capixabas, afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.

Ao integrar a 14ª edição da Cow Parade no Brasil, as intervenções artísticas também serão promovidas mundialmente através do site do projeto e, pelo menos uma das obras expostas na edição de Vitória, será transformada em miniatura e incluída na coleção internacional à venda pelo site internacional da exposição.