Ação Social

PROJETO DESMONETIZA VÍDEOS DE EMERGÊNCIA

Publicado em

Em parceria com a Lew’Lara\TBWA, a rede de farmácias Pague Menos lança o movimento “O AD”, iniciativa que mapeou situações de emergência que demandam ação imediata, como massagem cardíaca, manobra de engasgo, identificação de AVC, respiração boca a boca, estancar sangramento, entre outras, propondo aos criadores de conteúdo desmonetizarem seus vídeos.

Como compensação, a Pague Menos, detentora do maior canal do varejo farma do mundo no YouTube com 225 mil inscritos, assume a responsabilidade de remunerá-los com um valor determinado, substituindo assim o potencial lucro proveniente de anúncios.

A marca obteve sucesso ao fechar parceria com os canais Descomplica Enfermagem, Medical TV e o canal do Professor Emerson Marques, resultando em mais de 15 vídeos desmonetizados.

Em um cenário onde a maioria das pessoas buscam informações e orientações na internet quando o assunto é primeiros socorros, qualquer segundo de atraso pode custar uma vida.

A internet facilitou a vida da sociedade de infinitas formas, e uma delas foi a de possibilitar o acesso a orientações sobre como colocar a mão na massa e resolver questões simples do dia a dia.

A prática de buscar tutoriais, vídeos e orientações sobre como desenvolver algumas atividades por conta própria passou de uma tendência para um comportamento quase que instintivo da sociedade moderna. E esse comportamento se repete em situações de perigo e emergência;

“Investir em propaganda é indispensável, mas em alguns casos ela pode ser repensada em prol de um bem maior que é a saúde das pessoas. A princípio, a ideia sofreu resistência muito grande, com diversas negativas, até se tornar realidade. Agora, queremos convidar outras empresas e indústrias do setor, que também acreditam que a saúde está em primeiro lugar, para fazer parte do movimento e nos ajudar a salvar vidas. No momento de emergência, todo segundo conta, e isso não tem preço”, comenta Renato Camargo, vice-presidente de Clientes na Pague Menos & Extrafarma.

“Por que NO AD Ad chama tanta atenção das pessoas assim que elas conhecem o projeto? Porque eu, você, todo mundo se identifica com esse insight verdadeiro. A ideia nasceu de um comportamento real que acontece hoje em dia: em casos de urgência, muita gente recorre a conteúdos de primeiros socorros no YouTube. E aí, nessa corrida contra o tempo, aqueles 5 segundos de anúncio que antecedem o vídeo podem fazer muita diferença. Por isso, a solução disruptiva foi dizer “Sim” à vida com um “Não” à propaganda”, explica Rodrigo da Matta, diretor executivo de criação da Lew’Lara\TBWA.

Criação de Rafael Miessi, Guilherme Sakosigue e Leandro Bechara, com direção criativa de Marilu Rodrigues, direção executiva de Rodrigo da Matta e Rodrigo Tortima , e direção geral de André Gola. Rodrigo da Matta e Rodrigo Tortima. Áudio da Vox Haus.

Aprovação de Renato Camargo e Carlos Lacerda, Marina Figueiredo e Melina Menezes.