Design

SURPRESA SÓ PARA QUEM NÃO CONHECE

Publicado em

Tramontina fica na 3ª posição em estudo sobre influência do Design nos negócios

Ranking Design Driven Brands (clique para ampliar)

Classificada entre Google e Amazon de um lado, e Nike e Samsung de outro, a brasileira Tramontina foi reconhecida em terceiro lugar no ranking Design Driven Brands, que avalia empresas que melhor conectam seus negócios aos clientes.

Ficou à frente ainda de gigantes nacionais e internacionais, como YouTube, Faber Castell, Havaianas, Netflix e Natura, entre outras, marcas tradicionalmente associadas à ênfase no design.

O estudo é da Design Bridge and Partners, consultoria do grupo WPP, sobre empresas que conectam negócios a clientes através de atributos como singularidade, provocação, excelência e relevância.

“O design cria uma visão sistêmica de como conectar negócio, marca, sustentabilidade e aspectos técnicos com criatividade”, diz Marcelo Bicudo, CEO da agência no Brasil.

“Nossa missão é fazer bem feito ao desenvolver produtos que entregam satisfação, conforto e segurança para que o consumidor tenha uma experiência prazerosa com a nossa marca”, explica Rosane Mesturini Fantinelli, diretora de Marketing Corporativo da Tramontina.

Ela lembra que a empresa já acumula uma série de prêmios na área de Design no Brasil e no mundo, como o reconhecimento da linha Exata de Bules Térmicos no iF Design Award, considerado o Oscar do segmento, além do cooktop conectado Guru, que foi premiado com Gold e Platinum na categoria Design Industrial do Grands Prix du Design, um concurso criado em Montreal, no Canadá, que avalia e premia projetos de mais de 35 países.

No Brasil, o produto também foi reconhecido como ouro pelo Prêmio Bornancini.

A tradição da inovação acompanha a Tramontina há mais de 100 anos e as fábricas estão em constante aprimoramento de práticas. Entre as estruturas dedicadas à inovação estão as áreas de Pesquisa & Desenvolvimento e os Centros de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento. A linha Lyf, por exemplo, lançamento da Tramontina que contempla diferentes atributos de sustentabilidade, demonstra a versatilidade dos times da empresa.

Rosane: experiência prazerosa

Outros produtos que merecem destaque são as poltronas Jet e Paco ECO, feitas com plástico I’m greenTM bio-based, inovação sustentável da Braskem.

“Como parte das premissas e valores da empresa, nossa marca acredita na simplicidade para gerar valor. Assim também é nosso logotipo, que teve sua última atualização em 2016 e, em 2021, recebeu novo conceito e tipografia original. Foi reconhecida na nova edição do Prêmio Bornancini, com prêmio de Bronze na categoria “Tipografias”, diz Rosane, sobre o formato tradicional da logomarca da Tramontina.

Já Bicudo lembra que não houve exatamente surpresa quanto à classificação da Tramontina, pois ela também está no ranking de Marcas Brasileiras Mais Fortes, de maneira consistente.

“Avaliamos sete drivers e as marcas que melhor performam nesses drivers constituem o ranking geral. Os três Drivers em que Tramontina melhor pontua são, Provocativa, Útil e Excelência. No Driver Design é Útil, Tramontina lidera o ranking”, detalha.

“Podemos comparar uma Natura, com Sebrae, Tramontina e Havaianas, mesmo que sejam de categorias bem distintas. Podemos dizer que a Natura vai muito bem em ser uma marca com Intenção, e pontua bem em Contemporâneo e Excelência. Parece, contudo, ter ficado aprisionada na questão do propósito. Não tem conseguido transformar essa Intenção em mola propulsora de Singularidade e Transformação”, avalia Bicudo.

Bicudo: olhar marcas de outra forma

“Eu acredito na potência desse estudo em nos fazer olhar para marcas de uma outra forma, e olhar para marcas que não antes apareciam em nosso radar”, continua.

Sobre a necessidade das empresas brasileiras atenderem mais os itens pesquisados, o executivo acredita que isso seja verdade.

“Temos quatro empresas brasileiras de 15 marcas no ranking. Um dos nossos objetivos é colocar o design como uma ferramenta estratégica. Não podemos entender o design apenas como produto final. Design aqui é processo de construção de identidade, portanto de Diferenciação, Relevância e Estima de Marca. Propomos um design centrado no usuário, human centered design, ou centrado na vida, life centered design. Vemos muitas empresas utilizando Design Thinking, Design Sprint e outros métodos para chegar mais próximo desse design que estamos falando e inovar em produtos, serviços e canais de venda, para agregar valor à marca. É desse design mais próximo do mundo dos negócios que estamos falando”, conclui.