Festivais

“CANNES É OLIMPÍADA”, DIZ SERGIO GORDILHO

Publicado em
Sergio Gordilho e Paulo Pessoa

Participante como jurado em diversos festivais internacionais, inclusive no Cannes Lions, desde 2015, tendo integrado em 2021 o júri da categoria Creative e-commerce, Sergio Gordiho, copresidente da agência Africa, falou em evento promovido pelo Estadão nesta terça-feira (13).

O jornal, representante oficial do Festival Internacional de Criatividade há 22 anos, reuniu jurados e Young Creatives que participarão da 70ª edição da competição na próxima semana.

Paulo Pessoa, diretor Comercial do Estadão, falou aos jurados sobre a importância de representar o país e o mercado, hoje no Top 3 das nações mais premiadas no festival. O executivo comentou também sobre a parceria do jornal com a RZK Digital, que levará ao público a cobertura jornalística do evento.

O criativo Sergio Gordilho, formado em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em Design Gráfico pela Royal College of Art, em Londres, além de Mestrado em Administração de Negócios (MBA) pela Berlin School of Creative Leadership, contou como chegou à publicidade.

Como disse, em 1993, quando o Brasil conquistou seu primeiro Grand Prix em Cannes, com o anúncio “Tampinha”, da DM9 para o Guaraná Diet da Antarctica, decidiu o que queria na verdde fazer profissionalmente.

Depois de uma passagem pela Propeg, ainda na Bahia, e o curso na Inglaterra, chegou em São Paulo no ano de 1999 para atuar na DM9, com o futuro sócio Nizan Guanaes.

O Grand Prix que inspirou o Gordilho (Clique para ampliar)

Entre 2000 a 2002, trabalhou na agência Bates Brasil, quando, em dezembro daquele ano, participou da fundação da Africa, hoje parte do grupo Omnicom.

“Na primeira vez que fui jurado em Cannes achei que ali era o Oscar da propaganda. Me enganei, era uma Olimpíada. E aprendi que é melhor sair de lá como jurado de prêmio do que jurado de morte”, contou fazendo piada.

Sobre a iimportância de representar o país, lembrou que Caio Domingues, o segundo jurado brasileiro no festival após Alex Periscinoto, incluiu em seu currículo o fato de ter conseguido para o Brasil o primeiro Leão.

“Nós, como jurados, temos uma obrigação com a nova geração, inspirar jovens que querem seguir a carreira. Se conscientizar que não é apenas por Leões, mas pelo negócio, pela indústria publicitária, já que a atividade representa negócios, que não têm êxito se não tiver resultados”, afirmou.

Os brasileiros, inclusive os que atuam no exterior, nos júris de Cannes 2023:

Jurados brasileiros com Sergio Gordilho (clique para ampliar)

Film Lions – Kelly Castilho, Film Director, Confeitaria Filmes, Outdoor – Dilma Campos, CEO, Nossa Praia, e João Medeiros, Executive Creative Director, Havas Middle East, UAE, Print & Publishing – Luciana Cardoso, Executive Creative Director, Crispin, Porter & Bogusky, e Saulo Rocha, Chief Creative Officer, DAVID, Espanha, Radio – Lucas Sfair, Founder / Director, CANJA Audio Culture, e Patrícia Medeiros, Creative Director, Ogilvy, Espanha. Design – Gian Franco Rocchiccioli, Chief Strategy Officer, Pande, Digital – Sergio Mugnaini, Chief Creative Officer, Ogilvy, Industry Craft – Mariana Albuquerque, Group Creative Director, Media.Monks, e Rodrigo Rodrigues, Executive Creative Director, Horizon FCB Dubai, UAE, Creative B2B – Felipe Cury, Chief Creative Officer, Le Pub, Creative Data – Felipe Silva, Partner & Creative Director, GANA, Direct – Anna Karina Brockes Merel, Creative Director, Accenture Song, Media – Heloisa Goldman, Media EVP, Leo Burnett, PR – Daniela Graicar, CEO, PROS, Social & Influencer – Samantha Almeida, Director of Diversity and Content Innovation, Globo, Entertainment – Joana Mendes, President, Clube de Criação, Entertainment for Gaming – Fernando Machado, CMO, NotCo, Global e Nicholas Bergantin, Executive Creative Director, Africa DDB, Entertainment for Music – Konrad Dantas, Founder, KondZilla, Entertainment for Sport – Sleyman Khodor, Chief Creative Officer, VMLY&R, Brand Experience & Activation – Heloísa Santana, Executive President, AMPRO – Promotional Marketing Association, Creative Business Transformation – Diego Machado, Global Chief Creative Officer, AKQA, Global, Creative Commerce – Fernanda Guimarães, Head of Creative Shop, Meta, Innovation – Rodrigo Almeida, Executive Creative Director, Almap BBDO, Mobile – Anna Martha Silveira, Executive Creative Director and Chief Culture Officer, FCB, Sustainable Development Goals – Fabiana Schaeffer, CEO, Netza, Health – Nina Lucato, Executive Creative Director, DM9, Creative Effectiveness – Dani Wakswaser, CMO, Ambev, e Creative Strategy – Gabriela Rodrigues, Head of Culture and Impact, Soko.