Out Of Home

PESQUISA MOSTRA A CARA DO METRÔ

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Realizada pela JCDecaux, empresa líder mundial em mídia Out Of Home, e o Metrô paulistano, em parceria com o Datafolha, a pesquisa “A Cara de São Paulo relaciona hábitos e preferências do público da cidade com relação à publicidade nesse meio de transporte.

O estudo comprova a importância das mensagens publicitárias no metrô, uma vez que 55% dos passageiros afirmam buscar informações adicionais após ver uma campanha nos trens e estações.

Foram entrevistados 8.700 usuários do metrô, que movimenta por dia mais de 7 milhões de pessoas por 91 estações das 6 linhas que opera na capital paulista em 104 quilômetros de trilhos.

A Companhia do Metropolitano de São Paulo foi constituída em 24 de abril de 1968, e no dia 6 de setembro de 1972, um trem com dois vagões fez a primeira viagem entre o Pátio e a estação Jabaquara. A inauguração para o público aconteceu em 14 de setembro de 1974, com a linha Azul.

Conforme mostra a pesquisa, 62% dos passageiros são jovens entre 18 e 34 anos, com alta escolaridade (56% possuem Ensino Superior Completo, contra 21% da média da população de São Paulo).

Entre os principais interesses destes usuários estão a educação (65%), saúde (62%) e tecnologia (50%), mas também são ligados em serviços de streaming (41%) e delivery (31%).

Ana Celia Biondi e João Binda (Divulgação)

“Hoje, estamos 100% focados na jornada do consumidor, o que nos possibilita criar uma infinidade de anúncios ao usar dados e mídia programática como uma grande fortaleza para comunicar com assertividade, alinhando a campanha certa com o público certo. Sabemos que cada pessoa é única, por isso consideramos a pesquisa uma ferramenta poderosíssima para conectar marcas às essas personas ao entender seus trajetos diários e principais interesses”, disse João Binda, diretor Comercial da JCDecaux Brasil, durante a apresentação do levantamento, com abertura de Ana Celia Biondi, diretora geral da empresa

Binda falou também das muitas oportunidades de publicidade criadas pela JCDecaux, como naming rights de estações ou assinatura de um lounge station, com possibilidade de sampling, além de projetos especiais para anunciantes como o One Day Digital, que garante presença 100% nas telas da empresa, vistas diariamente por 32 milhões de pessoas.

Este potencial para anúncios é confirmado pela recepção do formato pelos entrevistados, já que 89% dos passageiros que utilizam o metrô com frequência gostam de ver propagandas no transporte, e 90% consideram ter algum tipo de interação com a publicidade, seja para fins de registro e compartilhamento nas redes (47%), pegar brindes (45%) ou interagir com telas (29%).

Ainda sobre a relação com a propaganda no metrô, 92% dos usuários afirmaram que a mídia não atrapalha, e para 86% a publicidade respeita seu espaço e privacidade, o que reforça o Out Of Home como seguro para anunciantes e grandes marcas.

O estudo mostra ainda que as estações também são utilizadas como ponto de encontro para 88% dos passageiros, e traça uma relação entre os principais temas de interesse e quais estações estes usuários mais frequentam, como interessados em Negócios, Finanças e Empresários​ que passam pelas estações Pedro II (Linha 3 Vermelha) e São Judas (Linha 1 Azul).

No final da apresentação a JCDecaux promoveu uma mesa-redonda comandada por Binda com a participação de Igor Puga, CMO do banco Santander, Stella Pescarilli Lopes, Head de Mídia da Ambev, e Paula Dayan, gerente de Mídia do Mercado Livre.