Festivais
CANNES LIONS CELEBRA A DIVERSIDADE
Publicado emCada vez mais global e inclusivo, o Festival Internacional de Criatividade de Cannes chega à sua 70ª edição comemorando um número cada vez maior de vozes variadas, como diz o CEO do Cannes Lions, Simon Cook.
Além de 290 jurados de 36 diferentes países, o festival também destaca a participação de 7 novos mercados este ano.
O Brasil colabora com o projeto de diversidade do evento ao ser representado por 15 mulheres entre os 26 profissionais que integrarão os júris, incluindo as presidentes do Clube de Criação, Joana Mendes, e da Ampro, Heloisa Santana.
Outra mulher negra, Samantha Almeida, diretora de Diversidade e Inovação em Conteúdo da TV Globo, ainda vai presidir o júri de Social Influencer em Cannes 2023.
O time de jurados brasileiros ainda conta com mais duas mulheres negras: Gabriela Rodrigues da Soko em Creative Strategy e Kelly Castilho da Confeitaria Filmes em Film. E os negros Konrad Dantas, da Kondzilla em Music e Felipe Silva da Gana em Creative Data.
“Este ano, temos representação de sete novos mercados, nossa maior representação da África e do Oriente Médio, e um mix diversificado de marcas”, disse Simon Cook.
Mais cinco brasileiros, representando outros países, também participarão de júris no festival, como João Medeiros, da Havas Middle East, Saulo Rocha, da DAVID Espanha, Patrícia Medeiros, da Ogilvy Espanha, Rodrigo Leal Rodrigues, da Horizon FCB de Dubai, e Fernando Machado, da NotCo global.
A seguir os jurados do Brasil no Cannes Lions 2023.
Film Lions – Kelly Castilho, Film Director, Confeitaria Filmes, Brazil
Outdoor – Dilma Campos, CEO, Nossa Praia, Brazil e João Medeiros, Executive Creative Director, Havas Middle East, UAE
Print & Publishing – Luciana Cardoso, Executive Creative Director, Crispin, Porter & Bogusky, Brazil e Saulo Rocha, Chief Creative Officer, DAVID, Spain
Radio – Lucas Sfair, Founder / Director, CANJA Audio Culture, Brazil / Patrícia Medeiros, Creative Director, Ogilvy, Spain
Design – Gian Franco Rocchiccioli, Chief Strategy Officer, Pande, Brazil
Digital – Sergio Mugnaini, Chief Creative Officer, Ogilvy, Brazil
Industry Craft – Mariana Albuquerque, Group Creative Director, Media.Monks, Brazil e Rodrigo Rodrigues, Executive Creative Director, Horizon FCB Dubai, UAE
Creative B2B – Felipe Cury, Chief Creative Officer, Le Pub, Brazil
Creative Data – Felipe Silva, Partner & Creative Director, GANA, Brazil
Direct – Anna Karina Brockes Merel, Creative Director, Accenture Song, Brazil
Media – Heloisa Goldman, Media EVP, Leo Burnett, Brazil
PR – Daniela Graicar, CEO, PROS, Brazil
Social & Influencer – Samantha Almeida, Director of Diversity and Content Innovation, Globo, Brazil
Entertainment – Joana Mendes, President, Clube de Criação, Brazil
Entertainment for Gaming – Fernando Machado, CMO, NotCo, Global e Nicholas Bergantin, Executive Creative Director, Africa DDB, Brazil
Entertainment for Music – Konrad Dantas, Founder, KondZilla, Brazil
Entertainment for Sport – Sleyman Khodor, Chief Creative Officer, VMLY&R, Brazil
Brand Experience & Activation – Heloísa Santana, Executive President, AMPRO – Promotional Marketing Association, Brazil
Creative Business Transformation – Diego Machado, Global Chief Creative Officer, AKQA, Global
Creative Commerce – Fernanda Guimarães, Head of Creative Shop, Meta, Brazil
Innovation – Rodrigo Almeida, Executive Creative Director, AlmapBBDO, Brazil
Mobile – Anna Martha Silveira, Executive Creative Director and Chief Culture Officer, FCB, Brazil
Sustainable Development Goals – Fabiana Schaeffer, CEO, Netza, Brazil
Health – Nina Lucato, Executive Creative Director, DM9, Brazil
Creative Effectiveness – Dani Wakswaser, CMO, Ambev, Brazil
Creative Strategy – Gabriela Rodrigues, Head of Culture and Impact, Soko, Brazil