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MEIO OUTDOOR DEBATEU O FUTURO

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Ricardo Bastos: sustentabilidade e cibersegurança

Realizada em Foz do Iguaçu na semana passada, a 32ª Convenção Nacional da Central de Outdoor debateu o futuro da atividade sob o tema “Criatividade, deixa fluir”.

Durante três dias, 220 empresários do Brasil e de países como Portugal, Argentina e Paraguai se reuniram e discutiram o setor de mídia OOH, suas oportunidades, tendências e desafios.

João Batista de Oliveira, presidente da Central de Outdoor, lembrou que o país tem 60 mil peças de só de outdoor clássico, além de todas as outras formas de mídia exterior, e que o setor precisa se unir para trocar experiências e ideias.

Entre as novidades do encontro, a entidade promoveu uma palestra de Ricardo Bastos, CEO da Dreammedia, uma das principais empresas de OOH de Portugal.

Com o tema “Desbloqueando o potencial do OOH no Brasil: tendências e inovações para impulsionar o crescimento”, o executivo português falou sobre sustentabilidade, segurança, autorregulamentação, programática e cibersegurança.

“O meio outdoor em todo o mundo tem de fato a necessidade de se tornar cada vez mais verde e digital. Não existe a menor dúvida que a sustentabilidade estará cada vez mais associada à este poderosíssimo meio de comunicação”, disse,

Segundo o executivo, indicadores internacionais mostram que entre as maiores preocupações que os diretores de marketing têm na atualidade é quanto ao nível de carbono que suas campanhas emitem.

“Tornar, portanto, o Outdoor verde e sustentável é perfeitamente possível desde que esse compromisso seja uma verdadeira atitude de carbono zero e não apenas políticas de Marketing”, afirmou.

Bastos destacou que as empresas devem tomar iniciativas importantes para valorizar cada vez mais o meio OOH, como a autorregulamentação.

“Colaborar com as autoridades locais para saber quais são suas oportunidades, desafios, interesses e, então, construir soluções em parceria com os municípios para que o outdoor seja sempre um meio de utilidade pública”, ressalta.

“Se antigamente os operadores de mídia Outdoor se preocupavam com a qualidade, manutenção, pintura e fixação, hoje existe também outras necessidades e outras exigências. Cibersegurança, para garantir o controle efetivo e proteção dos Outdoors digitais contra ataque de hackers, é sem dúvida fundamental para o sucesso do meio OOH, permitindo com que as grandes marcas sintam o Digital OOH como um meio muito seguro para comunicar”, concluiu.